URGENTE RIO DO SUL COMEÇA A TER PROBLEMAS COM ALAGAMENTOS

A chuva intensa, que está atingindo a região, está causando um cenário mais grave do que o projetado, de acordo com as primeiras informações. Aqui, a situação começa a ficar em estado de atenção para o Vale do Itajaí.”

O secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, esteve em Rio do Sul nesta terça-feira (3), para reunião com um grupo de prefeitos e órgãos de Defesa Civil de municípios do Alto Vale, para uma atualização sobre a situação de previsão de chuvas para a região e também sobre algumas atividades do órgão estadual.

Coronel Armando explicou que os modelos meteorológicos mantém a previsão de chuva, de quarta-feira, até o final de semana, com maior volume previsto para sábado. Há uma expectativa de redução do volume de chuva até o momento, porém os municípios precisam estar atentos com relação a possibilidade de inundações ou outras ocorrências decorrentes dos temporais.

“Há modelos meteorológicos que trazem volumes significativos de chuva e isso deve atingir diversas regiões. Porém, existe a previsão de que, com o volume previsto, e as barragens com níveis muito baixos, há um poder de manobra expressivo, ajudando a reduzir a vazão e reduzindo problemas. Entretanto, é uma situação atípica de chuva e que merece atenção de todas as autoridades e da comunidade”.

No Alto Vale, as barragens estão com o volume de contenção bastante reduzido, principalmente em Ituporanga e Taió. Coronel Armando apenas destacou que a barragem de Ituporanga permanece com uma das comportas fora de operação, permanecendo aberta, mas o governo do Estado já tem licitada a empresa responsável pela realização da manutenção, podendo fazê-la após definição de cronograma com a equipe técnica do Estado.

Clóvis Eduardo Cuco

Departamento de Comunicação

Prefeitura de Rio do Sul

 

Deixe um comentário