Unidades e Escolas da rede municipal de ensino retomam Plano de Fuga para situações de emergência

Nesta semana, Unidades de Educação Infantil e Escolas da rede municipal de ensino promoveram movimentos voltados ao Plano de Fuga, o qual visa preparar os profissionais para eventuais situações de emergência no espaço escolar. Nas UEIs Ermínio Lanznaster e Gato de Botas, a ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, que auxiliou na realização de palestras e simulações de evacuação.

Na Unidade de Educação Infantil Ermínio Lanznaster houve uma apresentação ministrada pelo subcomandante Edson, com material explicativo para conscientizar os profissionais a respeito do Plano de Fuga. A simulação ocorrerá em outro momento, com a presença do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial para efetuar os procedimentos de evacuação.

Já na UEI Gato de Botas, além da palestra realizada também pelo subcomandante Edson, os profissionais executaram ainda a simulação do Plano de Fuga com o auxílio dos bombeiros presentes no local. Assim, foram seguidos determinados critérios para realizar uma evacuação rápida e segura do espaço escolar em casos emergenciais.

O plano de evacuação deve ser elaborado por cada instituição de ensino, conforme as peculiaridades de suas instalações. Em virtude da pandemia, as formações para a realização do Plano de Fuga foram adiadas para evitar encontros presenciais, às quais começaram a ser retomadas em 2021 e estão tendo continuidade neste ano.

“Treinamentos como esse garantem a segurança dos profissionais, crianças e comunidade geral. É muito importante que todos saibam como proceder em situações que exigem organização e cautela. Assim, podemos evitar danos para a saúde das pessoas e preservar a vida de todos”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário