Santa Catarina finaliza envio de doações ao Rio Grande do Sul

A última remessa de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul saiu nesta quinta-feira, 21, de Florianópolis. A campanha de arrecadação foi organizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e de Proteção e Defesa Civil, além da Polícia Militar. Ao longo da semana outros caminhões de diversas regiões do estado pegaram a estrada rumo a Porto Alegre. O material foi retirado sob supervisão da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), nas cidades de Joinville, Criciúma, Mafra, Jaraguá do Sul, Itajaí, Rio do Sul, Concórdia, Joaçaba, Curitibanos, Lages, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Em um primeiro levantamento, foram contabilizadas 49 toneladas de produtos. Mas até a saída dos caminhões esse número cresceu: foram pacotes de alimentos não perecíveis (44.120,5 kg), água potável (2.153,62L), produtos de higiene (7.782 unidades) e limpeza (11.398 unidades) que somados passaram das 50 toneladas. Além disso, chegaram aos pontos de coleta da PMSC colchões, berços, carrinho de bebê, além de utensílios de cozinha, como panelas, copos e pratos e até sacos de ração para cachorro. Tudo fruto da generosidade do povo catarinense em ajuda aos vizinhos gaúchos.

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Armando, comemorou o resultado e lembrou que a ajuda catarinense começou assim que aconteceu a tragédia no estado vizinho, no começo do mês. “O governador Jorginho Mello determinou todo o auxílio necessário, após pedido do governador Eduardo Leite. O primeiro apoio foi com o envio de helicópteros da Polícia Militar e dos Bombeiros e algum pessoal terrestre que também se aproximou. Na parte que cabe à Defesa Civil, nós temos trocado informações com o secretário de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, assim como a Secretaria de Assistência Social. Foi desencadeada uma campanha de apoio ao Rio Grande do Sul e nós somos um estado que normalmente quando temos tragédias outros estados nos ajudam, então o Governo de Santa Catarina determinou a criação de uma campanha de apoio ao Rio Grande do Sul”, explicou.

E teve mais gente ajudando para que a campanha chegasse ao objetivo, como o Exército e algumas empresas transportadoras, o que resultou em uma ação inédita no estado, como explicou a secretária de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, Maria Helena Zimmermann. “Por meio de uma determinação do governador Jorginho Mello a gente fez uma parceria junto com a Fecam, onde a entidade trouxe a sociedade civil e nós do Governo do Estado trouxemos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar junto com a Defesa Civil. Essa foi a primeira parceria feita num governo para arrecadar produtos e mantimentos para um estado vizinho que está necessitando hoje pela catástrofe que o Rio Grande do Sul passou. Então essa campanha que o Governo do Estado fez foi justamente para poder dar uma qualidade de vida na questão da higiene pessoal e para dar produtos de limpeza para eles poderem limpar suas residências”, disse a secretária.

Ciclone

No começo do mês de setembro, um ciclone extratropical atingiu parte do Rio Grande do Sul. A região do Vale do Taquari foi afetada pelas chuvas, enchentes e fortes ventos que causaram mortes e destruição. O último balanço apresentado pela Defesa Civil gaúcha mostra que foram 49 óbitos, 106 municípios afetados e 713 pessoas continuam desabrigadas.

 

fonte:Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário