Projeto ensina cinema para estudantes de Bombinhas

A Oficina de Cinema para Jovens está em sua segunda edição no CEIT Leonel de Moura Brizola. Além de capacitar os alunos para as diversas áreas da produção audiovisual, esta edição da oficina dá origem ao segundo curta-metragem produzido pelo projeto

A produção de cinema é, certamente, uma importante ferramenta para a proposição de debates, discussão de ideias, expressão de sentimentos, reflexões filosóficas e construção de identidades individuais e coletivas. E os alunos dos nonos anos do CEIT Leonel de Moura Brizola, de Bombinhas, estão tendo o privilégio de aprender sobre a produção audiovisual com profissionais de destacada atuação do universo do cinema no estado através da segunda edição do projeto Oficina de Cinema para Jovens. Oferecidas no contraturno escolar, as oficinas começaram em março e aconteceram durante todo o primeiro semestre, sendo concluídas com a filmagem do segundo curta-metragem do projeto. Intitulado Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão, o filme foi escrito e desenvolvido pelos alunos que participaram da oficina em conjunto com os professores.

As atividades capacitaram os estudantes para se expressarem através do cinema e podem despertá-los para uma perspectiva de carreira profissional no amplo universo do audiovisual. O projeto ofereceu aulas sobre história do cinema, elaboração de roteiro, noções de fotografia, produção e linguagem audiovisual, atuação para cinema, entre vários outros tópicos. Ao longo do processo de aprendizagem, alunos e professores produziram um filme em conjunto, passando pela criação do roteiro até as etapas finais de edição e montagem do produto audiovisual. O processo já foi experimentado na primeira edição do projeto, no ano passado, que deu origem ao curta-metragem Anônima.

A equipe de ministrantes das oficinas é composta pelo proponente do projeto, o diretor de cinema, roteirista, fotógrafo, músico e produtor cultural Santiago José Asef, nome à frente da Tiqsi Filmes e Produções, pela produtora cultural e multiartista Aline Vieira, com destacada produção audiovisual na região através da Tramela Produções, pelo ator, diretor e produtor Roberto Rezende e pelo reconhecido escritor e roteirista de longas-metragens Carlos H. Schroeder.

Santiago José Asef, coordenador do projeto Oficina de Cinema para Jovens, destaca a oportunidade que os estudantes têm de colocar em prática os conhecimentos que adquirem ao longo do curso. “O cinema, além de mudar a tua percepção do mundo e proporcionar a organização de um discurso próprio, é uma arte coletiva e multidisciplinar, que distribui as tarefas conforme as competências de cada pessoa. As falhas e conquistas na produção são do time e essa é uma ótima forma de conseguir ver resultados no trabalho cooperativo, sempre com foco em comunicar com o espectador o universo próprio dos alunos. Foi fascinante sentir a satisfação do grupo da primeira edição da oficina, em 2022, ao verem o curta finalizado e exibido num telão de cinema no festival mais relevante do estado”, assegura.

Filme selecionado em festival internacional
Na primeira edição do projeto, os alunos participaram de todas as etapas da produção do curta-metragem Anônima, que trata da problemática da utilização das redes sociais pelos adolescentes. Em 2023, o filme foi selecionado para a Mostra Infantojuvenil da 26ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), importante festival internacional de cinema. O filme pode ser assistido aqui: https://bit.ly/AnonimaFilme.

Oficina de Cinema Para Jovens é um projeto realizado pela Tiqsi Filmes e Produções, viabilizado pelo Edital Mestre Cantalício Rocha 2023, com recursos da Prefeitura de Bombinhas através do Fundo Municipal de Cultura da Fundação de Cultura de Bombinhas.

Fotos: Divulgação.

FONTE :THIAGO FURTADO

Deixe um comentário