Para intensificar vacinação infantil contra Covid-19, Blumenau disponibiliza imunizantes em Escolas e CEIs

Inicialmente, mais de 180 unidades de ensino serão beneficiadas pela ação.

A Prefeitura de Blumenau vai disponibilizar a partir da próxima segunda-feira, dia 14, a vacina contra a Covid-19 em escolas da rede pública e privada, além de Centros de Educação Infantil (CEI). A medida não será obrigatória e tem como objetivo facilitar o acesso de crianças com autorização dos pais ao imunizante.

Inicialmente, cerca de 180 unidades de ensino, incluindo escolas e Centros de Educação Infantil das redes municipal, estadual e particular, receberão equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) capacitadas para aplicação da vacina contra a Covid-19. Ao término da ação, mais de 220 educandários poderão ser atendidos, beneficiando aproximadamente 30 mil estudantes da Pré-Escola ao quinto ano do Ensino Fundamental que ainda não iniciaram o esquema vacinal.

Para conscientizar pais e responsáveis, o Município elaborou uma cartilha informativa com dados científicos sobre a vacinação pediátrica. O material possui, no verso, uma declaração para que pais ou responsáveis legais pela criança de 5 a 11 anos possam autorizar a aplicação da vacina. Se no momento da aplicação a criança não quiser receber a vacina, a decisão será respeitada e ela não será vacinada naquele momento.

O prefeito Mário Hildebrandt reforça a importância da vacinação contra a Covid-19. “A ciência nos prova a cada dia a importância da vacinação em crianças e adultos. Várias doenças já foram erradicadas e outras controladas com o uso de vacina no mundo todo. Além disso, vale lembrar que até os 12 anos de idade uma criança recebe mais de 20 tipos de vacina. Por isso todo esse trabalho de descentralização que a Prefeitura de Blumenau tem se esforçado para oferecer”, salienta.

A vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar, destaca a importância da iniciativa. “Sabemos da limitação de horário que muitos pais e responsáveis têm para levar as crianças aos locais de vacinação nos dias de semana, e a ação do último sábado mostrou que os pais querem sim vacinar os pequenos. Ao levar as vacinas para os educandários, nosso objetivo é oferecer mais uma opção para que pais e responsáveis consigam imunizar suas crianças”, afirma.

Cobertura vacinal infantil
Até esta segunda-feira, dia 7, Blumenau vacinou 7 mil crianças contra a Covid-19. O número representa 23,5% das 30 mil pessoas que possuem entre 5 e 11 anos na cidade, segundo projeção do IBGE. A Prefeitura trabalha para vacinar 100% deste público. Somente no último sábado, dia 5, quando ocorreu o Dia “D” de multivacinação, mais de 500 crianças desta faixa etária foram imunizadas contra a Covid-19.

Vacinação contra a Covid-19
A partir desta segunda-feira, dia 7, os Ambulatórios Gerais (AGs) e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa passam a aplicar doses contra a Covid-19 em todos os públicos elegíveis, inclusive em crianças de 5 a 11 anos de idade. 

Lembrando que, para quem recebeu a primeira dose da vacina pediátrica na Policlínica Lindolf Bell, a segunda dose será aplicada no mesmo local. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h – com distribuição de senha até 18h30.

Adultos que receberam duas doses de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca precisam providenciar a terceira dose após quatro meses da última aplicação. Por sua vez, pessoas com mais de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses, devem providenciar a quarta dose.

Importante ressaltar que não há mais necessidade de agendar a vacinação contra a Covid-19 na cidade, independentemente da dose.

Saiba mais sobre a vacinação infantil. Confira a entrevista com a infectologista pediátrica Giuliana Stravinskas Durigon, mestre em Ciências da Saúde e doutora em Microbiologia.


Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

Deixe um comentário