O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e a vice-governadora eleita, Marilisa Boehm (PL), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC) em cerimônia em Florianópolis na noite desta segunda-feira (19).

Além deles, também houve a diplomação dos deputados estaduais e federais eleitos pelo estado.
A cerimônia ocorreu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Antes do início da solenidade, Mello afirmou que vai fechar a equipe de secretariado do governo na próxima semana, com mais 12 nomes. Há duas semanas, ele anunciou 11 secretários.
“Cada um de nós tem uma parcela no caminho que levará Santa Catarina. A minha responsabilidade é entregar aquilo que prometi na campanha: mais estudo, trabalho, saúde. Nosso grande desafio é dedicar o governo às pessoas, àqueles que votaram e àqueles que não votaram, porque SC é uma só”, afirmou Mello após ser diplomado.

O que é a diplomação?

 

A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o governador e a vice-governadora eleitos a tomarem posse em 1º de janeiro de 2023.

O diploma é um documento físico que deve conter o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente.

As diplomações acontecem desde 1951, mas foram suspensas durante o regime militar, de 1964 a 1985. A solenidade foi retomada em 1989, com a redemocratização e a eleição de Fernando Collor de Mello.

FONTE : G1 SC

Deixe um comentário