NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde de Indaial informa:
O município passa por um aumento exponencial dos casos sintomáticos respiratórios. Estamos acompanhando um aumento acelerado no número de casos de Covid-19, em decorrência da nova variante Ômicron do Coronavírus, que, como já se sabe, tem maior potencial de transmissibilidade que as cepas conhecidas até então, sendo considerada transmissão comunitária no Estado.
Desde o início da pandemia, este é o momento em que temos registrado números recordes de casos. Além disso, foram registrados vários casos de Síndromes Gripais e Síndromes Respiratórias Aguda Grave (SRAG) causado por Influenza A(H3N2), o que reforça a importância do monitoramento e atenção às pessoas com sintomas gripais, bem como as práticas sanitárias recomendadas.
Essa subida vertiginosa da curva de casos suspeitos (que vem ocorrendo em todo o mundo) tem provocado uma alta demanda por testes diagnósticos a um nível nunca antes visto. O que intensifica a escassez de materiais de laboratório e testes diagnósticos em vários Estados na rede pública, assim como na rede privada. Dessa forma, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) alertou todos os países membros sobre o risco de desabastecimento de testes diagnósticos, recomendando o uso racional destes no contexto da transmissão da variante Ômicron.
Diante do exposto, a Secretaria de Estado da Saúde, em comum acordo com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), tomou a decisão de recomendar o uso racional dos testes diagnósticos, orientando sua realização nas seguintes situações:
I. Todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;
II. Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades);
III. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);
IV. Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;
V. Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).
Temporariamente recomendou que os testes diagnósticos não sejam realizados nas seguintes situações:
I. Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);
II. Como requisito para sair do isolamento;
III. Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam a testagem.
Para que seja possível realizar a testagem no Município de Indaial, o paciente deve passar por avaliação médica no Centro de Atendimento e enfrentamento à COVID- CAEC, que fica no Parque Municipal Jorge Hardt na Av. Pref. Alfredo H. Hardt,s/n° – Ribeirão das Pedras, ou no Hospital Beatriz Ramos que fica na R. Des. Alves Pedrosa, 185 – Centro. Para isso, o paciente deve estar entre os grupos previamente citados, com 72h ou mais do início dos sintomas e estar com no mínimo 2 sintomas associados aos casos suspeitos.

Para as questões de isolamento, a partir da data de 24/01/22, o município de Indaial atualizou o tempo recomendado para o isolamento domiciliar:
I. 7 dias do início dos sintomas para pacientes suspeitos/confirmados;
II. 7 dias de isolamento para pacientes assintomáticos com teste positivo;
III. 14 dias de isolamento para o contato domiciliar, mesmo que este possua um teste negativo ou esteja assintomático.
IV. 20 dias de isolamento para pacientes positivos/suspeitos imunussuprimidos.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário