MPSC lança ferramenta de inteligência artificial para transcrição de audiências e depoimentos

O Escriba já está em funcionamento em quatro Promotorias de Justiça. A ferramenta foi anunciada durante o lançamento da Estratégia Digital do MPSC.

PostO Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu mais um passo na sua jornada de inovação para atender de forma ainda mais célere a sociedade. Na manhã desta sexta-feira (16/8), a instituição lançou o Escriba, uma ferramenta baseada em inteligência artificial que vai auxiliar o trabalho das Promotorias de Justiça e dos órgãos de inteligência, como o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

A ferramenta transcreve áudio com facilidade. “O Escriba é treinado para reconhecer padrões de fala e entender a linguagem em diferentes contextos. Ao processar o áudio, o Escriba segmenta as falas, identifica palavras-chave e contextos para produzir uma transcrição precisa e legível”, explica o Promotor de Justiça. Além disso, a ferramenta opera de forma segura, protegendo as informações confidenciais durante o processo de transcrição, “porque todo o processamento é feito na infraestrutura do MPSC, ou seja, não há envio do conteúdo para servidores de terceiros ou para nuvem, priorizando a segurança e privacidade dos dados dos usuários”, pontua Lucas. Quatro Promotorias de Justiça já estão utilizando a nova ferramenta como projeto-piloto. O Escriba foi anunciado no lançamento da Estratégia Digital do MPSC. Saiba mais aqui.
Post“O Escriba foi inicialmente desenvolvido pelo Ministério Público do Mato Grosso, o que reforça a nossa ideia de colaboração entre os Ministérios Públicos. A ferramenta passou por adaptações até conseguir ir ao ar na versão que já está em teste”, explicou o coordenador de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado.  As adaptações do Escriba para o MPSC foram feitas pelo servidor da Gerência de Transformação Digital Henrique do Nascimento. “Foi um trabalho incansável que agora se torna realidade. Audiências de 16 minutos agora poderão ser transcritas em dois minutos”, complementou Lucas.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Deixe um comentário