LUTO – Morre Flávio José de Almeida Coelho, pioneiro da comunicação em Blumenau

Empresário, ex-presidente da Embratur e da Santur morreu aos 80 anos de idade nesta sexta-feira (24)

Santa Catarina perde na manhã desta sexta-feira (24) um dos pioneiros da comunicação eletrônica no estado. Precursor com a chegada da televisão à Santa Catarina e inovador no jornalismo impresso, Flávio José de Almeida Coelho morreu em Blumenau, aos 80 anos de idade.Flávio Coelho foi pioneiro com a chegada da televisão a Santa Catarina. Na década de 1960, ele foi responsável pela implantação das primeiras repetidoras de emissoras paranaenses em cidades do Norte Catarinense e do Vale do Itajaí. Em seguida, tornou-se diretor da primeira emissora de televisão do estado, inaugurada em 1969, a TV Coligadas de Blumenau.

Morre em Blumenau aos 80 anos, o empresário Flávio José de Almeida Coelho – Foto: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina/Divulgação/ND

Morre em Blumenau aos 80 anos, o empresário Flávio José de Almeida Coelho – Foto: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina/Divulgação/ND

O empresário era o único fundador da emissora que ainda estava vivo. Flávio Coelho também foi pioneiro na comunicação impressa, sendo um dos nove sócios que fundaram o Jornal de Santa Catarina, em 22 de setembro de 1971.

O impresso compunha à época o grupo acionário das Emissoras Coligadas de Santa Catarina. O periódico inovou ao ser o primeiro jornal impresso catarinense editorado no modelo off-set.

Flávio Coelho ainda exerceu grande influência no meio político. Na década de 1990, ocupou a presidência da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), destacando o turismo catarinense no cenário brasileiro.

Posteriormente, entre 1999 e 2002, foi presidente da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), durante o segundo mandato do ex-governador Esperidião Amin.

Cerimônia de despedida

Flávio José de Almeida Coelho será velado a partir das 15h desta sexta-feira (24), na Capela Mortuária Frei Edgar, em Blumenau. O corpo será cremado neste sábado (25), às 10h da manhã, no Crematório Ecumênico de Blumenau. A causa da morte de Flávio Coelho não foi informada.

 

FONTE : ND+

Deixe um comentário