Integrantes da AREFI Vale e o vereador Farm. Elton Possamai participam da assinatura do acordo de cooperação entre AREFI e FURB em prol da fibromialgia

Na tarde desta terça-feira, dia 20 de agosto, o vereador Farm. Elton Possamai, a presidente da AREFI Vale Cleia Nascimento, integrante da AREFI Elisabeth Nascimento, a Diretora do Demuttin de Indaial Sheila Almeida, a reitora da FURB Marcia Cristina Sardá Espindola, professora Mônica Weiler Ceccato e o professor Alessandro Guedes participaram do evento de assinatura do acordo de cooperação entre a AREFI Vale e a FURB.

O acordo tem o objetivo de estabelecer parceria entre a AREFI VALE Associação dos fibromiálgicos de Indaial e região e a FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau para o estabelecimento de formas de cooperação técnica e operacional para iniciativas relativas ao Programa Universidade Gratuita. Um auxílio para tratamentos, conscientização e demais ações para os fibromiálgicos da região.

Após a assinatura do acordo, os participantes foram conhecer a estrutura da FURB e as atividades que são realizadas.
Para Cleia Nascimento é o início da realização de um sonho e uma grande conquista para quem sofre com as dores diárias causadas pela síndrome. “É uma alegria que não cabe no peito. Foram tantas conquistas em cerca de 5 anos. Agradeço aos parceiros que estão ao meu lado que não medem esforços para juntos, buscarmos melhorias e oportunidades aos fibromiálgicos. Agradeço a todos os integrantes da AREFI que me auxiliam nessa caminhada. Obrigada a FURB pela parceria e por acreditar em nosso projeto. Seguimos em busca de mais conscientização, conquistas e tratamentos para amenizar a dor da síndrome que não tem cura”, destaca Cleia.

Para o Programa Saúde e Bem-Estar Furb é uma oportunidade de contribuir na formação integral do estudante, pois o mesmo irá significar seu conhecimento teórico sobre a fibromialgia na prática da extensão universitária que esta parceria promove. Assim, será um futuro profissional mais qualificado para o mercado de trabalho, ou seja, saberá como contribuir melhor com a pessoa com fibromialgia na sua integralidade. Os cursos diretamente envolvidos são a Fisioterapia, a Farmácia e a Medicina Veterinária. Estes utilizarão conhecimentos de Fisioterapia em Saúde Mental, Fitoterapia, Práticas Integrativas e Terapia Assistida com Animais através dos seguintes projetos pertencentes ao programa: Spa da Furb: Ambulatório de Fisioterapia em Saúde Mental, Profisc: Fitoterapia na Sociedade Contemporânea e Pet-terapia, respectivamente.

Para o vereador Farm Elton, essa parceria com a FURB será fundamental para a troca de ideias, experiências e para aprimorar ainda mais o conhecimento dos acadêmicos em relação aos tratamentos da síndrome. “A fibromialgia precisa ser mais conhecida entre a comunidade, para que as pessoas possam identificar os sintomas e assim buscar tratamento, e as famílias possam auxiliar nesse processo. Seguimos na busca por novas formas de tratamentos e reconhecimento, bem como uma conscientização na sociedade”, explica Elton.

 

FONTE : KARINE BEATRICE FRAIRE

Deixe um comentário