Gaspar realiza mais de 1,5 mil procedimentos de saúde em ação do Julho Verde

Unidades de saúde realizaram o Dia D da campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço durante todo o sábado

No sábado, dia 6, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realizou uma importante ação de saúde preventiva como parte da campanha Julho Verde. As Unidades de Saúde da Família ficaram abertas das 8h às 16h para realizar diversas atividades de promoção e prevenção da saúde, com foco na conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. No total, foram realizados 1.539 procedimentos durante a ação.

Durante o dia, foram realizadas 142 consultas médicas, 96 consultas de enfermagem, 54 coletas de exames preventivos de câncer de colo de útero, 737 procedimentos de enfermagem, 139 doses de vacinas aplicadas, 110 consultas odontológicas, 250 procedimentos odontológicos, 10 encaminhamentos para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para biópsias e 01 encaminhamento para dermatologista (suspeita de câncer de pele), além de atividades coletivas (orientação em grupo e procedimentos coletivos), com a participação de 107 usuários.

A ação faz parte do Julho Verde, o mês nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço, e reflete o compromisso da Prefeitura de Gaspar com a saúde da população. Ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades de conscientização e prevenção em diferentes unidades de saúde do município, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da detecção precoce e dos cuidados necessários para evitar a doença.

As Unidades de Saúde que participaram do Dia D da Campanha Julho Verde em Gaspar foram: ESF Santa Terezinha, ESF Belchior, ESF Poço Grande, ESF Sete de Setembro, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Centro, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista e ESF Barracão.

O câncer de cabeça e pescoço inclui um grupo de tumores que podem afetar várias partes da região, como boca, língua, lábios, palato, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais e pele. Considerado um problema de saúde pública no Brasil, são diagnosticados cerca de 43 mil novos casos a cada ano.

A principal meta do Julho Verde é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade pela doença. Atualmente, cerca de 75% dos casos não são diagnosticados precocemente, o que reduz significativamente as chances de sucesso do tratamento.

CRÉDITO : SECOM GASPAR

Deixe um comentário