Fundação Indaialense de Cultura recebe lançamento de curta-metragem sobre mulheres artistas de Indaial no dia 19 de novembro

O evento acontece às 19h, no Galpão das Artes, é gratuito e aberto à comunidade e conta com tradução em LIBRAS

Protagonismo feminino nas artes. Na terça-feira, 19 de novembro, a cidade de Indaial recebe o lançamento do curta-metragem A Arte de Ser Uma Artista, documentário com roteiro de Ana Acácia e direção de Ruth Rodrigues e Lena Bertanin, que busca dar protagonismo, memória histórica a artistas indaialenses, e refletir sobre o dia a dia das mulheres e suas criações. O evento ocorre às 19h, no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura, com entrada gratuita e aberta à comunidade, e tradução em LIBRAS.

“O curta-metragem documental celebra a força e a criatividade das mulheres artistas da cidade de Indaial. O filme apresenta quatro figuras femininas, Denise Patrício, Edltraud Zimmermann Fonseca, Liziane Largura e Paula Tessarolo, de diferentes áreas artísticas; cada uma com uma história única e inspiradora”, afirma a artista e idealizadora do projeto Ruth Rodrigues (Mariluce Rodrigues De Freitas). “No processo das entrevistas, nota-se como a arte transforma cada realidade, impactando também a comunidade ao seu redor. Um convite à reflexão. O curta destaca a importância da expressão artística como um meio de resistência e transformação, revelando o poder que cada artista possui de moldar seu mundo e inspirar os demais. Esse filme também é uma homenagem a todas as mulheres artistas de Indaial, todas que já passaram e às que ainda virão com suas criações”, complementa Ruth.

A produção do curta-metragem é de 20 minutos e segundo a idealizadora do projeto revisita o passado para criar novas formas no futuro. “É um processo contínuo de pesquisa, experimentação, documentação da história, criação de memória e questionamento social, e visa reafirmar o valor simbólico, artístico e cultural das mulheres artistas de Indaial a partir do audiovisual”, acrescenta Ruth. “O mercado artístico é cruel para as mulheres, que além do seu trabalho principal (a criação artística), são cobradas de forma social e nas artes para serem eternamente jovens, ainda não se pode envelhecer sem que isso impacte nas contratações e buscas pelo trabalho de mulheres artistas, como também é cobrado que não se fique para trás nas tendências de estéticas e nos movimentos dominantes, ou seja, que agrada a maioria da população”, conclui.

O projeto A Arte de Ser Uma Artista é contemplado pelo Edital de Chamamento Público Nº 001/2023, da Fundação Indaialense de Cultura para fomento à execução de ações culturais de audiovisual, por meio da Lei Paulo Gustavo. Como contrapartida social, o projeto ainda prevê a exibição documentário na Escola de Educação Básica Úrsula Kroeger, no bairro João Paulo  II, onde a proponente Ruth Rodrigues estudou quando criança e adolescente; além de duas rodas de conversa com o tema “Mulheres Artistas”, após cada exibição do curta-metragem. A partir do dia 25 de novembro o filme estará disponível no canal www.youtube.com/@ruthrodriguesrr com audiodescrição, legendagem e LIBRAS. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/aartedeserumaartista

SERVIÇO
Lançamento do curta-metragem A Arte de Ser Uma Artista, em Indaial
Dia 19 de novembro, às 19h
No Galpão das Artes Professor Mário Demétrio, na Fundação Indaialense de Cultura (R. Dr. Blumenau, 05, Centro)
Entrada gratuita e aberta à comunidade, com acessibilidade em LIBRAS
Classificação indicativa: LIVRE.

FICHA TÉCNICA
Direção: Lena Bertanin e Ruth Rodrigues
Roteiro: Ana Acácia
Direção de fotografia: Lena Bertanin e Ruth Rodrigues
Produção executiva: Rafael Koehler
Produção: Catarina Kinas
Câmera: Lena Bertanin e Ruth Rodrigues
Trilha Sonora Original: Beli Bertalha
Fotografia still/ making of: Rodrigo Parucker
Montagem e edição Beli Bertalha
Designer gráfico: Isabela Bugmann
Social Mídia: Wily dos Santis Gonçalves
Contrarregra: Sid Ditrix
Acessibilidade: Filmes Que Voam
Tempo de duração: 20 minutos

Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Deixe um comentário