Curiosidades que mostram que a Oktoberfest é mais que chope


Entre cultura, tradição e inovação, a festa guarda histórias e curiosidades que vão te surpreender A Oktoberfest de Blumenau é uma das maiores festas da cultura alemã do mundo. Em 2024, a Oktober chega à 39ª edição, prometendo muita inovação, mas, claro, sempre cultivando as tradições que fazem da festa um sucesso.
Qual a primeira ideia que vem à cabeça quando falamos em Oktoberfest? Se você pensou em canecos gigantes de chope e trajes típicos alemães, saiba que a Oktober vai muito além.
Inspirada na famosa festa de Munique, na Alemanha, a versão blumenauense virou tradição no Brasil, atraindo turistas de todo o país e de diversas partes do mundo que celebram a imigração alemã da região com muita música, gastronomia e eventos culturais.
Neste ano, entre os dias 9 e 27 de outubro, desfiles temáticos, competições, danças, pratos típicos, além de litros — muitos litros! — de chope gelado farão a alegria dos visitantes no Parque Vila Germânica.
Para entrar no ritmo da festa, Rafael Steinbach (@rafasteinbach) foi às ruas conferir o que o povo sabe sobre a Oktoberfest. E você também pode testar seus conhecimentos. Vem com a gente!
VIVA OKTOBER – CURIOSIDADES SOBRE A FESTA
Você sabia….
… que a Oktoberfest de Blumenau nasceu de uma tragédia?
Isso mesmo! A festa foi criada após uma das maiores enchentes da história de Blumenau, que aconteceu em 1983. A cidade ficou devastada, a Oktoberfest surgiu como uma proposta para reerguer a autoestima dos moradores e reativar a economia local. A festa foi uma ideia criativa e eficaz que deu muito certo!
A inspiração veio da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, uma das festas mais antigas do mundo, que começou em 1810 como uma celebração do casamento do príncipe Ludwig da Baviera.
Em Blumenau, a ideia foi adaptada para valorizar a cultura dos imigrantes alemães que chegaram à região a partir do século XIX. A conexão com as raízes germânicas é forte, mas, aqui, rapidamente, a festa ganhou um charme todo brasileiro.
… que a Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior do mundo?
A festa de Blumenau só perde para a Oktoberfest original, de Munique. Com uma média de aproximadamente 500 mil visitantes a cada edição, o evento se consolidou como o maior festival alemão das Américas.
Além de atrair turistas brasileiros, a festa recebe gente de várias partes do mundo que vêm curtir a energia única de Blumenau, beber muito chope e cervejas artesanais e se deliciar com a gastronomia, que mescla pratos típicos alemães com um toque brasileiro.
… que os desfiles oficiais são um espetáculo à parte?
Durante a Oktoberfest, as ruas de Blumenau ganham vida com desfiles cheios de cores e animação. Os desfiles oficiais acontecem na Rua XV de Novembro e envolvem toda a comunidade local, desde associações culturais até escolas e clubes esportivos estão entre os momentos mais esperados da festa.
São mais de três mil participantes, entre grupos folclóricos, bandas e carros alegóricos. O mais legal é que o desfile não é só para assistir, pois todos podem participar. É só vestir um dirndl (o vestido tradicional feminino) ou um lederhosen (a calça de couro masculina), preencher um cadastro no site e se jogar na diversão!
Saiba como participar dos desfiles. Clique aqui.
Os desfiles acontecem nas quartas e nos sábados. Nesses dias, a Rua XV fica fechada para veículos.
… que tem uma competição de “chope em metro”?
Beber 600 ml de chope geladinho parece tarefa fácil para você? Pois tente beber em um copo “de metro” e sem derramar uma gota sequer.
Não é à toa que a competição de chope em metro é uma das mais acirradas da Oktober. Nela, os participantes devem beber um metro de chope, que equivale a mais ou menos 600 ml, no menor tempo e sem derramar nada.
Essa prova de habilidade é a mais famosa da Oktober e traz muita diversão para participantes e público, mas não é a única competição da festa. Outros desafios fazem a alegria do público, como a Prova do Serrador, que desafia duplas a serrar uma tora de madeira em menos tempos.
A competição “Equilibristas do Chope”, em que os participantes devem beber toda a cerveja (sem álcool) de um copo colocado em um brinquedo feito de madeira com cordas, preso no participante como uma mochila, é uma das mais difíceis — e engraçadas!
E há, ainda, a mais recente das competições, o concurso “Comedores de Rollmops”, no qual os participantes são desafiados a comer dez rollmops (iguaria alemã feita com filés de peixe enrolados em cebola e pepino ou azeitona em conserva) em apenas dois minutos. Essa prova é só para os fortes, hein!?
Ah, mesmo voltada para o consumo de bebida alcoólica, a competição de chope em metro é realizada com muito cuidado. Há regras para evitar excessos e garantir que todos se divirtam de maneira responsável. Além disso, a organização da Oktoberfest promove campanhas de conscientização sobre o consumo moderado de álcool, incentivando que todos os participantes aproveitem a festa de forma segura.
… que a Oktoberfest tem uma realeza própria?
Uma rainha e duas princesas, escolhidas a cada ano em um concurso que avalia não só a beleza, como também o carisma e o conhecimento sobre a cultura alemã, reinam sobre os domínios do Parque Vila Germânica durante os dias de festa.
A realeza tem a missão de representar a Oktoberfest em diversos eventos durante o ano e, obviamente, de participar ativamente da festa. Elas são figuras marcantes nos desfiles e em várias atividades, sempre esbanjando simpatia e elegância.
… que a edição de 2024 será ainda mais sustentável e inclusiva?
Se em edições anteriores a Oktoberfest de Blumenau já demonstrou uma preocupação com a sustentabilidade, a de 2024 promete ir além. A organização está investindo cada vez mais em práticas ecológicas e novidades que reforçam a preocupação com a sustentabilidade e inclusão.
Nos últimos anos, a festa adotou várias iniciativas para reduzir o impacto ambiental, como o uso de copos reutilizáveis, a destinação correta dos resíduos e a promoção do transporte público para diminuir o uso de veículos individuais. Para este ano, espera-se um aumento dessas práticas, com maior incentivo ao consumo consciente e à reciclagem.
Além disso, a festa está se tornando cada vez mais inclusiva, com espaços acessíveis para pessoas com deficiência e iniciativas voltadas para a acessibilidade, como cardápios em braille e intérpretes de Libras. A ideia é que todos possam aproveitar a Oktoberfest com o máximo de conforto e diversão.
Agora que você conhece melhor a festa, prepare seu traje típico, reúna os amigos e venha se divertir na Oktoberfest
Tudo isso faz com que a fama da Oktoberfest de Blumenau vá cada vez mais longe! A festa já é um evento importante no calendário internacional de festas, sendo recomendada em sites e publicações especializadas em viagens, e em agências e feiras de turismo.
Todos os anos, Blumenau recebe moradores e turistas prontos para vivenciar a atmosfera alegre e acolhedora da cidade, e você não pode ficar de fora!
Quer saber mais sobre a maior festa alemã das Américas? Acesse o canal Viva Oktober no G1.

Deixe um comentário