Crescimento orgânico garantido: o case do escritório Jeferson Branco Arquitetura

Com carreira em ascensão, arquiteto viu a vida profissional mudar ao abrir mão de proposta de trabalho no exterior, devido à pandemia. Abrindo negócio em meio à crise, ele contou com auxílio de especialistas em gestão financeira

Um negócio que nasceu da pandemia. É como pode ser descrito o escritório Jeferson Branco Arquitetura, fundado em 2020. Jeferson, fundador e diretor criativo do escritório, é premiado nacionalmente: conquistou em 2017 o 1º lugar geral no 22º Concurso Estudos Deca, em São Paulo (SP). Como prémio do concurso, teve a oportunidade de ser o primeiro estudante a participar da CASACOR – SC. 

Além disto, também tem experiência internacional, ao estudar e estagiar nos Estados Unidos, para onde foi no início de 2020 e teve de retornar devido ao início da pandemia do coronavírus e lockdown no país. O arquiteto já possuía em seu currículo passagem por uma construtora renomada em Navegantes (SC), e não demorou para que tivesse seu trabalho reconhecido e consolidado ao abrir seu próprio escritório de arquitetura. 

Jeferson, que tocou sozinho o negócio por alguns meses, viu a demanda crescer e a necessidade de profissionalização do escritório, tendo que transformar o Jeferson Branco pessoa física em uma empresa. Foi aí que surgiu a necessidade de contratação de uma assessoria financeira. “O que era para ser um negócio pequeno, apenas para satisfazer minhas próprias necessidades, financeiras e profissionais, acabou tendo que virar uma empresa. Neste momento eu senti uma certa insegurança de tocar o negócio sozinho, fazendo ‘de qualquer jeito’. Então buscamos a Marvee para nos auxiliar com um plano de negócio e estruturação financeira”, afirma o arquiteto.

Contando com profissionais especializados em gestão financeira e administração de negócios, a Marvee ofereceu a Jeferson a terceirização financeira que o permitiu ter mais liberdade dentro do negócio, podendo se dedicar à profissão e ao atendimento aos clientes. O serviço garantiu ao empresário segurança operacional, com um custo-benefício interessante, considerando o momento do escritório.  

Apesar da pandemia transcorrendo em 2020 e 2021, para o escritório de Jeferson o sucesso só aumentou: com crescimento da equipe, totalizando 6 pessoas ao final do ano passado, e mudança de endereço, saindo da sala da casa do profissional para seu próprio espaço de trabalho.

Como todo pequeno negócio, ao iniciar, Jeferson confessa que não havia separação de contas pessoais e da empresa. Apesar da situação financeira não estar ruim, o tópico era tratado com pouca atenção por parte dele mesmo e dos outros membros da equipe. “A Marvee nos ajudou a estruturar todos os processos empresariais básicos, desde abertura de conta Pessoa Jurídica, elaboração de orçamento, fluxo de caixa, contrato social, regularização de CNPJ, apontamento de horas, CRM, e outros detalhes. Contamos com 100% do suporte da equipe nos primeiros meses do escritório”, diz o arquiteto.

O profissional afirma que, por ter tomado a iniciativa de buscar amparo logo no início da empresa, conseguiu contar com um crescimento orgânico e saudável do negócio – ao contrário de muitos gestores que vão atrás desse tipo de consultoria quando já se encontram em um emaranhado de dívidas e processos burocráticos esquecidos ou empurrados com a barriga. “Atualmente temos processos estruturados, alguns ainda em construção de base de dados, mas que já estão rodando. Também temos acesso a indicadores financeiros e comerciais que facilitam a tomada de decisão, conseguimos visualizar com clareza os números da nossa empresa”, finaliza.

Falta de gestão leva pequenas empresas ao fechamento

De acordo com um estudo divulgado no ano passado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aproximadamente 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos em atividade no país. Quando se refere a Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice pode chegar a quase 30%.

Para os estudiosos, a falta de planejamento e gestão financeira é apontada como um dos principais motivos para o encerramento destas empresas, principalmente no contexto de crise econômica causada pela pandemia.

Sobre a Marvee

Especializada em gestão e terceirização do departamento financeiro, a Marvee alia a expertise de seus profissionais, boas práticas de negócios e tecnologia para entregar soluções completas a pequenas empresas que precisam estruturar esta área.

Com uma equipe multidisciplinar, que engloba especialistas em finanças, consultores e desenvolvedores de software, desenvolve projetos exclusivos para a realidade de cada cliente, focando na entrega de soluções que facilitem a gestão, organização e tomada de decisão nos negócios.

Mais informações em www.marvee.com.br

BRUNA CAROLINA DE Souza comunicação Estratégica Trevo Comunicação

Deixe um comentário