Cratera corta BR-470 ao meio e revela curiosidade sobre obra de duplicação em Blumenau

Fotos recentes da obra do novo viaduto da BR-470 no bairro Fortaleza, em Blumenau, revelam uma particularidade desse ponto da duplicação: diferente dos outros viadutos da região, que precisam da elevação da rodovia, neste caso o caminho é o contrário. Ou seja, é necessário escavar. É tanta terra que precisa ser removida que uma verdadeira cratera se formou na BR.

As escavações vêm sendo feitas no entorno do túnel da Rua Samuel Morse, que foi interditado. Ele dará lugar a um viaduto com duas pistas (a antiga passagem tinha apenas uma faixa) e rotatórias nas entradas. Até tudo isso ficar pronto, o trânsito na BR-470 permanecerá interrompido, com desvios pelas marginais em ambos os sentidos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já anunciou que a liberação está prevista apenas para o primeiro semestre do ano que vem. Neste momento, as escavações estão nivelando o terreno para a criação da pista “extra” do viaduto e espaço para a construção da estrutura.

O túnel será demolido com uma máquina e o entulho recolhido. As equipes aplicarão placas de concreto para evitar a erosão da rodovia e farão o viaduto em si, de concreto e com vigas.

Deixe um comentário