Comunicação corporativa deve atingir faturamento de R$ 4 bilhões no Brasil

Empresa com sede em Blumenau amplia atuação para o sul catarinense e acompanha cenário promissor do segmento

Um setor que emprega 17 mil pessoas no Brasil e faturou R$ 3,7 bilhões em 2021, com previsão para atingir os R$ 4 bilhões até o final deste ano. Esse é o cenário do mercado de comunicação corporativa no país, de acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa publicado pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). ‘A comunicação tem se consolidado como protagonista nas organizações, sendo vista cada vez mais como um braço estratégico’, aponta a sócia da Presse Comunicação, de Blumenau (SC), Cristiane Soethe. Prova disso foi o crescimento de 35% da agência em 2022. ‘Apesar da insegurança econômica gerada pela pandemia, percebemos a necessidade das organizações buscarem mais visibilidade e estreitarem o diálogo com seus públicos, que é onde entra o nosso trabalho de comunicação corporativa’, acrescenta Cristiane. 

 

A agência, com sede em Blumenau, fortaleceu a atuação neste ano, com um escritório em Tubarão, no sul do Estado, para atender à demanda da região da Amurel. Em número de clientes, a nova unidade já representa cerca de um terço da carteira da Presse. ‘Chegamos a Tubarão com um modelo de atendimento diferenciado para as marcas, negócios e profissionais liberais, como médicos, que desejam ter conteúdos estratégicos e mais assertivos e se destacar de forma personalizada diante dos concorrentes’, comenta a sócia da Presse e coordenadora da unidade no sul do Estado, Fernanda Momm. 

 

Mulheres dominam o segmento

 

Há 14 anos no mercado, a Presse Comunicação também reflete a realidade de um mercado ocupado majoritariamente por mulheres. O levantamento da Aberje aponta que 70% do corpo da comunicação corporativa é ocupado pelo gênero feminino. A agência blumenauense eleva essa média, com 90% do quadro formado por jornalistas mulheres. Uma delas é Nathália Heidorn, que atua há cinco anos na agência. ‘A Presse foi uma das principais experiências profissionais que tive até o momento. Nesses cinco anos que estou na empresa, conheci muitas pessoas, fiz networking, cresci tanto no âmbito profissional como pessoal. É uma empresa que proporciona diálogo, crescimento, investe nos colaboradores e, principalmente, busca sempre proporcionar o melhor para eles.  Além disso, está sempre entregando notícias com qualidade, auxiliando no desenvolvimento da cidade”, declara Nathália. 

 

Quem não se comunica…

 

Em um momento em que a necessidade de transparência e a ética das empresas é colocada em xeque a todo momento, ganhando visibilidade em tempo real, a comunicação se torna vital para as organizações. Por esse motivo, Fernanda acredita que a função das agências de comunicação tem sido mais valorizada. ‘Nós assumimos o papel de cuidar da imagem e da reputação das empresas, de dar transparência aos fatos de interesse público e de estabelecer um relacionamento e um diálogo com o público’, observa Fernanda. ‘Com a profusão de informações que vemos atualmente, é necessário criar estratégias para se destacar e mostrar a credibilidade dos negócios. O público procura organizações com as quais se identificam, nos seus valores e propósitos. O trabalho da comunicação, por meio da assessoria de imprensa e estratégias de redes sociais, por exemplo, busca levar essas informações até os consumidores’, complementa Cristiane. 

FONTE : ISABELLA PINHEIRO
Presse Comunicação

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