Com imagens do trabalho do Estado na enchente de 2023, fotógrafo da Secom é um dos vencedores do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Com imagens registrando o trabalho do Governo do Estado em auxílio à população atingida pela enchente no final de 2023 em Santa Catarina, o fotógrafo Marco Favero, da Secretaria de Estado da Comunicação de Santa Catarina (Secom), foi um dos vencedores do 3º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). O fotógrafo conquistou o segundo lugar na categoria Fotojornalismo e recebeu a premiação na noite desta terça-feira, 27, em solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O trabalho inscrito ao prêmio foi a reportagem “Santa Catarina tem 136 municípios com registro de ocorrência e mantém 89 cidades em situação de emergência“, onde foram publicadas as fotos de Marco Favero, feitas em um sobrevoo por uma das regiões mais castigadas pelas cheias no estado – o Alto Vale do Itajaí. O fotógrafo também esteve em locais que serviram de abrigo para famílias e registrou ainda o trabalho das equipes do Governo do Estado em auxílio à população atingida. Favero, além da conquista, destaca o papel da comunicação pública oficial para alertar, informar, proteger e ajudar na reconstrução para que a vida das pessoas volte à normalidade.

“Produzir as fotos e vídeos para essa reportagem me trouxe um misto de sentimentos. Enquanto existia uma satisfação profissional por entender a magnitude da pauta, não tinha como não se entristecer diante do fato de que milhares de catarinenses estavam sendo afetados pelas enchentes. Acredito muito no poder da informação e pensar que as imagens produzidas naquele dia foram divulgadas por vários veículos de comunicação do Estado, me fizeram perceber como a nossa colaboração entrega uma maior conscientização para todos os catarinenses em relação à gravidade da situação”, relata Marco Favero.

À esquerda, o fotógrafo Marco Favero, da Secom. Foto: Mafaldapress/ACI

10 de outubro de 2023

Foi no dia 10 de outubro de 2023 que o fotógrafo partiu para o Vale do Itajaí, acompanhando a comitiva do Governo do Estado para acompanhar a situação na região. O sobrevoo foi pelas cidades de Taió, Rio do Oeste e Rio do Sul, completamente inundadas. Por terra, acompanhou o drama das famílias que tiveram que deixar suas casas e irem para os abrigos abertos pelo Governo do Estado e se manterem seguras. Marco Favero mostrou naquela terça-feira, como o estado em que já havia fotografado diversas paisagens, estava enfrentando uma situação de emergência.

Além das chuvas, o fotógrafo também mostrou os esforços do Governo estadual em auxiliar toda a população, por meio do trabalho das equipes das forças de segurança e profissionais da saúde socorrendo os enfermos e entregando comida, colchões, água e produtos de limpeza a todos os afetados. A reportagem é uma mostra do que foi o trabalho da Secom durante o período de emergência pelas chuvas no estado, com dados de diversos setores do Governo atualizados diariamente para informar a população e os veículos de imprensa de todas as regiões.

:: Acesse a galeria de fotos do fotógrafo com as imagens vencedoras na premiação ACI OCESC

Sobre o Prêmio

O 3° Prêmio ACI OCESC de Jornalismo premiou trabalhos de profissionais e estudantes de jornalismo em sete categorias: Cooperativismo, Áudio, Texto, Vídeo, Fotojornalismo, Jornalismo Universitário e Webjornalismo. Ao todo, os vencedores receberam um valor aproximado de R$ 92 mil.

 

fonte : João Eduardo | SECOM

Deixe um comentário