Blumenau lança programação dos 200 anos da imigração alemã Solenidade está marcada para segunda-feira, às 14h, no salão nobre da prefeitura.

A prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e Comissão Municipal do Bicentenário, lança segunda-feira, dia 11 de março, às 14h, no Salão Nobre Prefeito Evelásio Veira (Praça Victor Konder, 2, Centro), a programação dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. A iniciativa envolve diversas parcerias e uma programação com mais de 100 eventos previstos para este ano. A solenidade é aberta ao público e demonstrará parte da contribuição das comunidades alemãs ao país desde o século 19.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto, essa contribuição foi significativa e abrangente, deixando marcas profundas em diversos aspectos da sociedade brasileira. “Desde a sua chegada, os imigrantes alemães trouxeram consigo valores culturais, conhecimentos técnicos e uma forte ética de trabalho que contribuíram para o desenvolvimento do país.”

Um dos pontos marcantes, segundo ele, foi o envolvimento dessas comunidades na luta pela abolição da escravatura. “Muitos alemães se opuseram veementemente à escravidão, influenciando debates e movimentos abolicionistas”, destaca o secretário. “Suas visões humanitárias e compromisso com a justiça social foram fundamentais para promover mudanças significativas na legislação e na consciência coletiva brasileira.”

Os alemães desempenharam um papel importante no avanço das ciências no Brasil. Muitos imigrantes eram cientistas, engenheiros e médicos altamente qualificados, que contribuíram para o progresso em áreas como agronomia, medicina, química e tecnologia. “Suas habilidades e conhecimentos foram fundamentais para o desenvolvimento de diversas indústrias e para a modernização de práticas agrícolas e educacionais”, destaca Zimmermann. “No campo da Educação, as comunidades alemãs estabeleceram escolas, universidades e instituições de ensino que se tornaram referências em excelência acadêmica.”

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Deixe um comentário