Blumenau é campeão catarinense em final emocionante contra Brusque

Time vira o clássico a menos de um minuto para o fim e vence donos da casa com lindo arremesso de longa distância, no estouro do relógio

A grande final do Campeonato Catarinense de Basquetebol reservou um cenário daqueles para decidir o campeão estadual de 2024. Nem o mais absoluto fã de basquete esperava uma decisão com tanta emoção no duelo entre Brusque e Blumenau, vencido pelos blumenauenses na última bola, no estouro do garrafão, em um arremesso de Lucas Lima de quase do meio da quadra.

A bola foi lançada pouco depois que Wilsinho, num lance livre, a 6 segundos do fim, empatou o jogo em 64 a 64 para o Brusque Basquete. O time da casa, que estava invicto na competição, comandou o placar desde o início e foi para o último período vencendo por 11 pontos de vantagem (56 a 45). No último quarto, no entanto, a equipe cometeu uma sucessão de erros em lances incríveis e deixou Blumenau diminuir a diferença para apenas dois pontos, numa sequência de nove pontos consecutivos. O placar de 56 a 54 para os donos da casa deixou o torcedor apreensivo, que ainda veria a euforia da conquista virar um pesadelo nos segundos finais.Quando a vantagem ruiu, o Brusque Basquete até tentou acordar e reagir no jogo, mas pecou em bolas absurdas, com jogadores perdendo pontos embaixo do garrafão. Mais tranquilo na partida, com uma bola de três, Blumenau virou o duelo em 64 a 63, com pouco mais de 30 segundos para o fim. Na sequência, o Brusque ainda teve um ataque com Finão desperdiçado após um erro de passe do experiente pivô. Mesmo assim, o time ainda teve a chance de passar à frente do placar em dois arremessos livres, a seis segundos para o fim. Wilsinho errou o primeiro e deixou a torcida na Arena Brusque apreensiva.

Com toda a pressão e a bola do jogo nas mãos para decretar o empate e a provável prorrogação, o jogador converteu o segundo arremesso. O último ataque, no entanto, ainda era de Blumenau. Com pouco tempo para estourar o relógio, o Brusque Basquete fez uma marcação sob pressão na saída de bola. O time visitante não teve tempo de chegar ao ataque, e o lance pareceria que não daria em nada, perto do meio da quadra. Ao soar o apito, no entanto, Lucas Limas, sem muita pretensão, chutou de longa distância. A bola, aparentemente, não cairia, mas bateu na tabela e entrou. Uma linda cesta que decretou o título incrível da equipe blumenauense e terminou por castigar o Brusque Basquete, na única derrota que o time teve em toda a competição.

O pivô Gabriel, da Apab Blumenau, foi o cestinha do jogo, com 18 pontos. Pelo lado do Brusque, o ala Wilsinho foi o maior pontuador da final com 17. Já o cestinha de toda a competição foi Jorge Iglesias, de Joaçaba, com 270 pontos. O time do meio-oeste acabou na terceira colocação ao vencer Jaraguá do Sul, por 79 a 68, no jogo prévio à grande decisão estadual.

ESPORTES/SC

Deixe um comentário