Balneário Piçarras recebe oficina de percussão aberta ao público neste mês

Atividade integra o projeto Percussão Catarina, iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil, e a participação é totalmente gratuita

Nos últimos meses, o músico e educador musical Luciano Candemil tem percorrido diversas regiões de Santa Catarina promovendo o projeto Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa, em que promove oficinas práticas e debates sobre os ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. No próximo dia 23 (sábado), o projeto passará por Balneário Piçarras, com uma oficina que ocorre no Centro Cultural Luiz Telles a partir das 14h. A participação é gratuita, mas limitada a 30 vagas e os interessados devem fazer inscrição em https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.

O foco das atividades na cidade serão os ritmos que integram a ampla gama da música feita pelos blocos afro de Salvador, como o Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e Filhos de Gandhy, além de ritmos que fazem parte da relevante axé music, como o ijexá, samba-reggae, samba-afro, samba-duro, entre outros. Além de Candemil, também participam das práticas os professores auxiliares Cintia Mendes e Marcelo Férnandez.

Ainda em Piçarras, nos dias 21 (quinta-feira) e 22 (sexta-feira), o projeto passará pelas escolas Alexandre Guilherme Figueredo e Escola Reunida Monteiro Lobato, mas com atividades restritas aos alunos das unidades.

Responsável pelo projeto, Luciano Candemil salienta a oportunidade de aprender sobre os ritmos afro, tão presentes nas manifestações culturais brasileiras. “Nós propomos uma vivência prática, de imersão no universo dos ritmos afro-brasileiros, que são indissociáveis da nossa identidade. É uma grande oportunidade para entender melhor as suas dinâmicas, origens e conceitos que enriquecem bastante os conhecimentos de quem participa das práticas”, assegura.

O projeto Percussão Catarina
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense. Ao longo de todo o semestre, o músico vai promover vivências artísticas em diversas regiões do estado, sempre de maneira gratuita.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e TEPORTI – Terminal Portuário de Itajaí LTDA., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.

Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros;
Quando: 23 de novembro (sábado), às 14h;
Onde: Local: Centro Cultural Luiz Telles – Av. Getúlio Vargas, 1113 – Bairro Santo Antônio – Balneário Piçarras (SC);
Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina. Inscrições em: https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.
Foto: Mariana Castro.

Deixe um comentário