Transformando estratégias educacionais em saúde: a evolução da captação de leads

Técnicas do setor educacional são adaptadas para melhorar a captação de pacientes no setor de saúde, promover um novo padrão de relacionamento e cuidado personalizado

Nos últimos anos, o setor educacional liderou a revolução digital, ao adotar tecnologias avançadas para otimizar a gestão comercial e melhorar a captação e retenção de alunos. Em paralelo, o setor de saúde enfrenta desafios semelhantes na forma como pacientes acessam hospitais, clínicas e consultórios médicos. A necessidade de inovar no relacionamento com o cliente é o ponto de atenção para a fidelização e eficiência operacional.

No segmento da saúde, a captação e retenção de pacientes são necessários para o sucesso de qualquer clínica ou hospital. Similar à educação, onde a jornada do aluno começa com a busca online por informações sobre cursos e instituições, os pacientes iniciam sua jornada de saúde pesquisando por médicos e especialidades na internet.

De acordo com pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação – Cetic, durante o período de 2022 a 2023, houve um aumento significativo no agendamento de consultas pela internet, que passou de 13% para 34%. Da mesma forma, a marcação de exames também cresceu, de 11% para 19%. A visualização de prontuários eletrônicos acompanhou essa tendência, subindo de 8% para 18%. No setor privado, a visualização online de resultados de exames aumentou de 33% para 40% durante o mesmo período.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviços como visualização de resultados de exames, agendamento de consultas e verificação de prontuário online foram os mais procurados em 2023, com um total de 27% e 21%, respectivamente. Apesar da demanda por informações e serviços online no setor de saúde, apenas 49% dos estabelecimentos possuem website e 53% utilizam redes sociais.

 

 

Da pesquisa à fidelização: um caminho estruturado

A jornada do paciente começa com uma simples pesquisa no Google, na qual são apresentados resultados de médicos, clínicas e hospitais. Aqui reside a primeira oportunidade para captura de leads: o interesse inicial do paciente pode ser convertido em uma relação duradoura através da captura de informações e um acompanhamento personalizado.

Para Helen Toyama, sócia fundadora da Persone, empresa pioneira e especializada em soluções de vendas para o segmento educacional, a integração de chatbots e sistemas de inteligência artificial também é importante para automatizar a interação inicial com o paciente. Ao oferecer informações detalhadas sobre especialidades, procedimentos e localizações, os chatbots educam o paciente, mas também capturam dados para personalizar futuras interações.

“Uma vez captados, os pacientes devem ser acompanhados através de estratégias personalizadas. Sistemas de CRM (Customer Relationship Management) permitem o envio automatizado de lembretes de consulta, resultados de exames e conteúdos educacionais relevantes por e-mail, SMS ou WhatsApp. Essas iniciativas incentivam o acompanhamento periódico do tratamento, e também fortalecem o vínculo paciente-clínica”, afirma Helen.

 

 

Desafios regulatórios e éticos

Apesar das oportunidades oferecidas pela tecnologia, o setor de saúde enfrenta desafios regulatórios específicos, com órgãos como o CRM que impõe restrições às práticas de marketing. A necessidade de manter um equilíbrio entre a promoção adequada dos serviços médicos e a ética profissional é um requisito para evitar uma mercantilização do setor.

Assim como o setor educacional evoluiu com tecnologias de captação de leads, o setor de saúde pode se beneficiar enormemente da aplicação estratégica de sistemas automatizados e personalizados. A transformação digital melhora a eficiência operacional e promove um relacionamento mais próximo e sustentável entre médicos e pacientes”, assegura a especialista Helen.

Portanto, ao adotar uma abordagem estruturada e tecnológica na captação e retenção de pacientes, as clínicas e hospitais melhoram seus resultados financeiros e também garantem um cuidado mais eficaz e personalizado aos seus pacientes, uma forma de construir uma base sólida para manter a excelência no atendimento médico.

 

 

Sobre Helen Toyama

Helen Toyama, CEO e fundadora da Persone, tem longa experiência no segmento educacional atuando nas áreas de marketing e gestão de vendas. Ao longo de 20 anos de carreira passou por grandes players do setor educacional, atuando como gerente de marketing, diretora administrativa e consultora em empresas como Ibmec, Insper, Descomplica, Estácio (Yduqs), Anima. É bacharel em Publicidade e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão de Vendas pela ESPM.

 

Em 2013, tomou a decisão de abrir sua própria empresa, a Persone, pioneira, especializada e reconhecida no segmento educacional, pela sua atuação na implantação e gestão de processos de captação, atendimento e retenção de alunos.

 

FONTE :Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da Persone

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