Os 169 anos da Biblioteca Pública de SC e os 20 anos de parceria com a Adjori/SC

Com uma série de eventos que teve início na segunda-feira, 22, a  Biblioteca Pública de Santa Catarina marca os 169 anos de fundação completados nesta quarta-feira (31).

Um Sarau Literomusical, com apresentações musicais, de contação de histórias e leitura de poesias e textos literários, agendado para ás 13h, com entrada gratuita, fecha a programação

Acervo
A Biblioteca Pública de Santa Catarina é a instituição cultural mais antiga do estado. O rico acervo da Biblioteca  é composto por mais de 115.000 volumes.

A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras e Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX.

Excetuando-se as coleções de obras raras, o acesso ao acervo é livre.

Setor Infantojuvenil 

Inaugurado no dia 24/10/2022, o novo setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública de Santa Catarina é um espaço lúdico, colorido e convidativo, especialmente pensado para atender crianças e adolescentes. Localizado no piso inferior ao térreo da Biblioteca, é três vezes maior do que o antigo espaço destinado a este público. Além disso, conta com espaço maker, preparado para a realização de oficinas, amplo acervo de gibis e livros de literatura infantil e infantojuvenil, brinquedos e jogos.

Segundo a direção da Biblioteca, o objetivo com o novo espaço é receber, com mais estrutura e conforto, os grupos escolares que já procuram pela Biblioteca para visitas guiadas e atividades de contação de histórias. Também será possível ampliar a agenda de conversas entre escritores e os pequenos e jovens leitores.

Parceria FCC-Adjori/SC

Convênio firmado em 2002, entre a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e a  Fundação Catarinense de Cultura (FCC), mantenedora da Biblioteca Pública do Estado,  representou um espetacular aumento de jornais locais e regionais disponíveis para consulta no acervo da Biblioteca.

Em decorrência do convênio, a Adjori/SC tornou-se responsável pelo Cadastro Catarinense de Jornais  (CCJ), respondendo pela regularidade de circulação dos periódicos editados no Estado. Os jornais que têm sua regularidade de circulação comprovada recebem um certificado que tem a chancela da Adjori/SC e da FCC.

A Adjori/SC registra as edições dos jornais em um banco de dados informatizado, numera cada uma delas e as envia à Biblioteca Pública estadual, onde passam a integrar o acervo de jornais que circulam no Estado.

Desde o início da parceria até agora, são mais de 160 mil edições disponibilizadas ao público, no maior registro histórico de uma sociedade que se tem notícia no país.

 

FONTE : REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS 

Deixe um comentário