Serviço Básica no Domicílio é tema do encontro da rede de atendimento da Semudes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) participou nesta terça-feira, dia 31, de reunião com a rede de atendimento para apresentar o Serviço de Proteção Básica no Domicílio. Além da Semudes, também estiveram na reunião representantes dos Conselhos Tutelares, Secretaria Estadual de Educação, Paradesporto Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Serviço de Atendimento Domiciliar da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus).

O objetivo do encontro foi dar visibilidade para o Serviço de Proteção Básica no Domicílio e assim fortalecer a rede de serviços que atendem ao público em comum com a equipe. Este serviço é voltado para pessoas idosas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade.

O Básica no Domicílio é o serviço que vai até a casa dos usuários que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos sociais e pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária. Os usuários são encaminhados para o Básica no Domicílio através de encaminhamento do Serviço de Atenção Integral à Família (Paif/Cras) ou do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi/Creas).

“Esse serviço é realizado no domicílio dos usuários. Contribui para a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoa idosa aos serviços e a toda rede socioassistencial. O intuito é prevenir situações de risco, bem como, a exclusão e o isolamento dos mesmos. Além disso, a equipe desenvolve ações extensivas aos familiares de apoio, como informação, orientação e encaminhamentos, na perspectiva de promover, na medida do possível, qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social”, explica a diretora de Proteção Social Básica, Dalva da Silva.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

Deixe um comentário