Vereadores Farm Elton Possamai e Ana Paula Reiter apresentam projeto de transparência às contratações de servidores públicos de Prefeitura e Câmara Municipal

12/05/2024

20:56

Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 5 de dezembro, os vereadores da Câmara Municipal de Indaial receberam para a apreciação o projeto de lei nº 145/2024 de autoria dos vereadores Farm Elton Possamai e Ana Paula Reiter, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos currículos acadêmicos e profissionais dos ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão da Prefeitura e Câmara de Vereadores.

São cargos de primeiro e segundo escalão da administração direta e indireta do Poder Executivo de Indaial: procurador-geral do município; secretários municipais; coordenadores municipais; diretores das unidades administrativas (CC3); diretores institucionais de autarquias municipais; diretores presidentes de fundações municipais; presidentes de sociedades de economia mista municipais; presidentes de empresas públicas municipais; cargos que venham a substituir, alterar ou suceder, na mesma hierarquia. São cargos de primeiro e segundo escalão do Poder Legislativo de Indaial: Diretor Geral; Diretor de Comunicação Social e Institucional; e Assessor Jurídico

“Nosso objetivo é proporcionar mais transparência à comunidade sobre as contratações de servidores públicos que ocupam cargos de primeiro e segundo escalão. Pessoas que estão a frente de serviços que diretamente atuam na qualidade de vida dos indaialenses e que, automaticamente delegam aos demais cargos. Isso também impede que pessoas que não possuem qualificação estejam ocupando esses cargos apenas por questões políticas ou partidárias. Merecemos o que há de melhor em gestão publicação”, destaca Elton.

Para a vereadora Ana Paula, essa medida permite que a população conheça as qualificações e experiências dos gestores, promovendo uma avaliação mais crítica sobre sua capacidade de liderança e tomar decisões. Além disso, a divulgação fortalece a confiança da sociedade nas instituições, contribuindo para um ambiente político mais ético e acessível. “Ao aprofundar-se nas qualificações dos funcionários públicos, os cidadãos podem exigir maior compromisso. A ideia é disponibilizar ao pagador de impostos, o currículo de cada agente político que faz parte do poder público municipal, seja prefeito, vice-prefeito ou vereadores, trazendo mais transparência ao cidadão”, destaca a vereadora.

Os currículos acadêmicos e profissionais deverão ser divulgados no portal eletrônico do órgão da administração municipal, em local de fácil acesso e visualização, e deverão conter, ao menos, as seguintes informações: nome completo do servidor; cargo ocupado, conforme ato de nomeação; formação acadêmica; experiência profissional.

Após a apreciação, o projeto segue para a avaliação em comissões para assim poder ser votado em sessão.

Foto: divulgação/créditos : Karina Beatrice Frainer

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima