Imagens mostraram Arlenio Cecatto (PT) correndo atrás de Luiz Carlos Savi (PSD), que deu voltas em torno da mesa e em meio a outros políticos de Coronel Martins, em Santa Catarina. Confusão na Câmara de Coronel Martins
Reprodução
O vereador Arlenio Cecatto (PT), o Chico, se pronunciou em nota sobre o episódio transmitido ao vivo durante sessão na Câmara de Vereadores de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina, onde discutiu e correu atrás de outro parlamentar. A confusão aconteceu na segunda-feira (28).
A briga ocorreu durante a fala de Luiz Carlos Savi (PSD), o Luizinho, na tribuna. O político foi interrompido e disse ‘cala boca, baba ovo’. Logo depois, Chico parte para cima do parlamentar e os dois começam a correr em volta da mesa da presidência (assista abaixo).
Vereador corre atrás de outro em confusão durante sessão de Coronel Martins
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em nota, Chico diz que foi alvo de palavras que feriram sua honra e “ultrapassaram qualquer limite do decoro parlamentar”. Lamentou que agiu de forma imediata “tomado por forte emoção”.
“Como representante eleito pela comunidade, sempre pautei minha atuação pelo respeito e pelo compromisso com o debate construtivo. Contudo, sou humano, e não pude aceitar calado a tentativa de desqualificar minha integridade e a confiança que recebi dos eleitores”, declarou (confira a nota na íntegra mais abaixo).
Já Luizinho disse que respondeu ao que o outro vereador teria falado em sessão passada. “Eu fui dar resposta para ele, falou praticamente a mesma coisa para mim, ou pior”, disse.
Câmara tomará providências
À NSC TV, a presidente da casa, Rosa Maria Camargo (PT), afirmou os dois parlamentares já discutem há bastante tempos têm divergências e provocações, mas, até então, a situação ocorria apenas de forma verbal.
A vereadora disse que o setor jurídico deve se reunir entre a tarde desta terça (29) e quarta-feira (30) para debater o assunto e verificar o que deverá ser feito. Rosa disse também que a Polícia Militar foi chamada no local.
“Lamentamos o ocorrido”, afirmou a parlamentar. Ela preferiu não dar outros detalhes sobe o caso.
Coronel Martins tem 2.065 habitantes e nove vereadores. Fica a 88 quilômetros de distância de Chapecó, maior município da região, e a 579 quilômetros de Florianópolis, Capital do estado. Coronel Martins é a 12ª cidade menos populosa de Santa Catarina.
O que motivou correria
Pouco antes do tumulto, as imagens da sessão mostravam Luizinho (PSD) na tribuna. Em referência ao petista, o político disse: “Tem nossa unidade de saúde, tem psicóloga, tem psiquiatra, então é só ir lá. Para louco tem tratamento”.
Na transmissão da sessão, feita nas redes sociais da prefeitura, é possível ouvir outra pessoa falando. Luizinho, então, afirmou: ‘cala boca, baba ovo’. Em seguida, pediu ‘respeito’, mas a correria teve início.
Vereador corre atrás de outro em confusão durante sessão de cidade
Reprodução/Redes Sociais
A presidente do Legislativo chegou a tentar intervir na situação, enquanto alguns colegas olhavam e outros tentavam impedir que os dois parlamentares se encontrassem.
“Somos adultos, vamos manter a ordem na casa, por favor”, disse a presidente.
Em seguida, ela encerrou a sessão. Antes da transmissão acabar, porém, Chico voltou a correr atrás de Luizinho.
Transmissão de sessão de Vereadores de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina
Reprodução/Redes Sociais
Nota do vereador Chico (PT)
Durante a sessão de ontem, fui alvo de ofensas graves e injustas por parte do vereador Luizinho. Ele me chamou de ‘louco’, insinuou que eu deveria buscar ajuda no posto de saúde do município e afirmou que os eleitores não votaram em mim porque eu era louco, além de me insultar com o termo ‘baba-ovo’.
Diante dessas palavras que ferem minha honra e ultrapassam qualquer limite do decoro parlamentar, admito que, tomado por forte emoção, reagi de forma imediata. Como representante eleito pela comunidade, sempre pautei minha atuação pelo respeito e pelo compromisso com o debate construtivo. Contudo, sou humano, e não pude aceitar calado a tentativa de desqualificar minha integridade e a confiança que recebi dos eleitores.
Espero que esse episódio leve à reflexão sobre a importância do respeito nas nossas discussões e à preservação da dignidade de cada vereador, independentemente de divergências políticas. Estou à disposição para seguir trabalhando em prol da nossa cidade, com o foco naquilo que realmente importa para a população.”
Nota da Câmara de Coronel Martins
“A Câmara Municipal de Vereadores de Coronel Martins vem a público, através de sua presidente, comunicar a quem possa interessar que que tratando-se dos fatos ocorridos na sessão ordinária na noite de ontem, dia 28 de outubro de 2024, já estão sendo tomadas as medidas cabíveis em consonância em Regimento Interno da Casa Legislativa. Toda e qualquer atualização sobre o assunto será informado nos canais oficiais da Câmara”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias