Troféu 5S premia setores com maior consciência em processos de organização Estratégias de gestão aperfeiçoam ações para melhoria contínua

Na manhã desta sexta-feira, 02 de dezembro, o Hospital Santa Isabel premiou setores com maior consciência de organização. O objetivo é estimular, entre os colaboradores, ações para que os setores estejam mais organizados, os materiais guardados em seus respectivos locais e os espaços não obstruídos. Os beneficiados com as ações do 5S são os pacientes: “Se acontece alguma ocorrência emergencial, o colaborador sabe onde cada equipamento e material está guardado. Isso reduz o tempo para início do atendimento”, garante Diane Furtado, Coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Santa Isabel.
O vencedor da área assistencial foi a Central de Equipamentos, que realizou melhorias e ampliação do espaço físico este ano. Além deles, pela primeira vez o Hospital Santa Isabel fez uma premiação geral, para o setor com maior desenvolvimento do 5S. A vitória foi para o Serviço de Emergência, que recebeu melhorias como o Lean nas Emergências. “Cada colaborador do setor é responsável por esta conquista. Agora, vamos manter o foco para ganharmos o troféu novamente em 2023”, desafia Andrea Santiago, Enfermeira Coordenadora do Serviço de Emergência.

O que é o 5S?
O 5S é um processo estratégico de gestão de qualidade que aperfeiçoa técnicas de organização, limpeza e padronização, com o objetivo de alcançar a melhoria contínua. O 5S significa:
Seiri – Senso de utilização
Seiton – Senso de organização
Seiso – Senso de limpeza
Seiketsu – Senso de padronização
Shitsuke – Senso de disciplina.
No Hospital Santa Isabel, uma comissão é composta por colaboradores de vários setores que se reúnem com frequência para ações de 5S. Eles são responsáveis por monitorar e conscientizar os 1400 profissionais que atuam na instituição.

 

Texto e fotos: Gabriel Silva/ Comunicação HSI

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