Setor de serviços de SC cresce 6,5%, acima da média nacional

12/12/2024

11:02

No ranking dos estados, o setor de serviços de SC (6,5%) tem o terceiro maior aumento do país, atrás apenas de Amazonas e Sergipe – Foto: Thiago Kaue/Secom

O setor de serviços de Santa Catarina segue crescendo acima da média nacional. Segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira, 11, o setor acumula crescimento de 6,5% em 2024. O percentual é mais do que o dobro da média nacional, que registrou alta de 3,2%. Os dados levam em conta o volume de serviços prestados entre janeiro e outubro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

No ranking dos estados, Santa Catarina (6,5%) tem o terceiro maior aumento do país, empatado com o Piauí. O estado só ficou atrás de Amazonas, que lidera com alta de 9,3%, e de Sergipe, com elevação de 7,1%. No entanto, Santa Catarina ficou à frente de estados como São Paulo (4,9%), Paraná (4,1%) e Rio de Janeiro (3,5%).

Todos os segmentos que compõem o setor de serviços tiveram crescimento em Santa Catarina. O destaque é o subsetor de transportes, com alta de 8,9% no acumulado do ano. O segmento de transportes foi o que mais cresceu dentro do setor de serviços de SC. “Isso acontece justamente porque Santa Catarina é muito forte na questão logística e no mercado de importações e exportações. O governador Jorginho Mello tem investido muito na área rodoviária, de portos e aeroportos, para melhorar ainda mais a nossa infraestrutura e competitividade”, destaca o secretário Silvio Dreveck, de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).

Emprego em alta estimula consumo

Além dos transportes, os outros segmentos do setor de serviços também registraram elevação. Os serviços de informação e comunicação, com elevação de 5,4%, bem como os serviços prestados às famílias, com aumento de 5,2%, ficaram em evidência. Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,5%) e outros serviços (2,4%) tiveram igualmente saldo positivo.

O secretário Silvio Dreveck afirma que o aumento acima da média nacional também está relacionado à questão do emprego. “O desemprego em Santa Catarina está baixo, o menor em 10 anos. Aliás, em alguns setores há vagas com dificuldade de preenchimento. Esse aquecimento do mercado de trabalho e, portanto, da renda faz com que o catarinense tenha mais capacidade de consumo, estimulando setores como a prestação de serviços”, reforça.

PUBLICIDADE

Mais recentes

Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo
Com participação da Sociedade do Pelznickel, desfile do Presépio Vivo encanta moradores e turistas em...
Família com recém-nascida escapa ilesa após acidente na BR-470, em Pouso Redondo
Círculo abre vagas com jornada reduzida
Prefeitura entrega nova escola e outras melhorias para a comunidade da Vila Itoupava A nova...
Blumenau conquista a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro Classificação divulgada pelo Ministério do...

PUBLICIDADE

Rolar para cima