Serviço de Famílias Acolhedoras auxilia no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, promove no Município o Serviço de Famílias Acolhedoras, que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, ou seja, que têm seus direitos ameaçados ou violados (vítimas de violência sexual, psicológica, física, negligência ou em situação de abandono).

O acolhimento é feito em residências de famílias da comunidade, mediante medida protetiva, pelo tempo que for necessário. “A família acolhedora representa a possibilidade da continuidade da convivência familiar e comunitária em um ambiente saudável. Ela torna-se parceira no atendimento à criança e ao adolescente, bem como na preparação para seu retorno à família de origem ou família substituta”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Lindomar Lindner.

O Serviço de Famílias Acolhedoras está fundamentado na Lei Municipal nº 4.527/2011. No período de acolhimento, ela recebe acompanhamento, orientação e subsídio financeiro.

Podem participar pessoas maiores de 21 anos, residentes em Indaial, sem restrições quanto ao sexo ou ao estado civil, que não possuam interesse em adoção, com disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor a crianças e adolescentes.

Interessados devem procurar o Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade para cadastro na rua Leoberto Leal, nº 191, bairro Tapajós. Mais informações pelo telefone (47) 3317-4100 ou e-mail: acolher@indaial.sc.gov.br.

 

#desenvolvimentosocial #indaial #familiaacolhedora

FONTE : COMUNICAÇÃO INDAIAL 

Deixe um comentário