No último sábado, 7, ocorreu a formatura do Projeto Contraturno Maker no Centro Esportivo Bernardo Pisetta. A solenidade contou com a entrega de certificados a 255 formandos das 14 escolas municipais, que participaram do programa realizado no período de agosto a dezembro.
Além da formação teve a exposição e apresentação de trabalhos desenvolvidos nas salas de informática das escolas, onde no decorrer do ano de 2024 os professores de Informática Pedagógica, em parceria com os professores regentes, desenvolveram uma série de práticas e atividades inovadoras.
O Projeto de Contraturno Maker é uma parceria da Secretaria de Educação com o Sesi, que tem como objetivo incentivar o “aprender fazendo”, promovendo o desenvolvimento de habilidades criativas, técnicas e sociais por meio da prática. Essa abordagem é especialmente poderosa quando aplicada desde a infância, pois crianças e adolescentes entram em contato com a experimentação, inovação e resolução de problemas em um ambiente prático e colaborativo.
A Cultura Maker ensina que erros fazem parte do processo de aprendizagem, ajudando os jovens a desenvolverem confiança, perseverança e um espírito empreendedor.
Um dos aspectos mais enriquecedores da Cultura Maker é a liberdade para criar e experimentar. Seja na criação de uma obra de arte, na invenção de um dispositivo funcional ou na programação de um jogo, o incentivo à criatividade está presente em todas as etapas.