SCGás apresentar projeto da primeira rede de GN residencial encanada

O projeto conceitual de traçado de rede foi apresentado nesta segunda-feira (21/11), em reunião plenária.

A Associação Empresarial abriu as portas para que representantes da Companhia SCGás apresentassem o projeto para a instalação de uma rede de gás natural encanada. A proposta prevê 28.295 metros de rede, que deve ser executada em três etapas.

A primeira terá 9.790 metros de rede de gás natural e deve seguir por ruas no Centro, Ressacada até a BR 101, Fazenda e da Praia Brava. O segundo estágio vai complementar uma área maior, serão 10.960 metros de rede que deverão se estender pelo bairro São Judas, além de contemplar ruas no Centro. A última parte do projeto terá 7.545 metros de extensão e também seguirá por ruas do Centro, Ressacada e Fazenda.

Além de ceder o espaço, a Associação Empresarial de Itajaí também lançou uma pesquisa de opinião para os empresários associados e comunidade. O intuito é auxiliar no desenvolvimento do traçado da rede. No formulário é possível sugerir outras localidades para a implantação do gás natural, além daquelas já informadas.

Se aprovado o projeto, Itajaí será a segunda cidade do litoral norte de Santa Catarina a receber uma rede de gás natural residencial. O primeiro projeto foi em Balneário Camboriú, em 2018. A companhia fez a instalação do sistema nas alçadas em vez do tradicional modelo praticado nas ruas, o que também deverá ser feito em Itajaí.

A previsão da SCGás é conseguir todas as licenças necessárias até o ano que vem e iniciar as obras em 2024. A conclusão da instalação das três etapas da rede de gás natural é de 10 meses.

O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, geralmente em grandes reservatórios do subsolo. Sua utilização é feita por meio de uma rede de distribuição encanada.

 

FONTE : REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS

Deixe um comentário