A FIESC estima que seriam necessários investimentos de R$ 54,6 bilhões para a infraestrutura de transportes no estado até 2028. Os números constam na Agenda da Infraestrutura 2025 da Federação apresentada nesta quarta-feira (11/12) e que traz a expectativa de recursos necessários em todos os modais e também sugestões para a melhoria da logística de transportes no estado.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca que a participação privada nesses investimentos é imprescindível, já que o estado e a União não dispõem desse volume de recursos, dada a restrição fiscal. Nesse sentido, o presidente da Câmara de Transporte e Logística, Egídio Antônio Martorano, complementa: “A execução orçamentária em obras nas rodovias federais catarinenses está acima da média nos últimos dois anos, mas a necessidade de investimentos é muito maior do que a capacidade do governo federal”.
Dos R$ 1,216 bilhão orçados para 2024 em obras em rodovias federais, foram efetivamente executados R$ 765,5 milhões, ou 62,9%. Martorano destacou ainda que a previsibilidade de recursos é essencial para o planejamento, não só de novas obras, mas para a manutenção preventiva e rotineira.
Investimentos por modais
Considerando os modais de transporte, as rodovias seriam responsáveis pela maior necessidade de investimentos, totalizando R$ 39,35 bilhões. O segundo maior volume de recursos, R$ 10,2 bilhões, teria de ser alocado em ferrovias. A terceira maior necessidade de recursos seria do setor aquaviário, estimada em R$ 3,65 bilhões, enquanto os investimentos no modal aeroviário é projetado em R$ 928,8 milhões. A alocação de recursos no modal dutoviário é estimada em R$ 427 milhões.
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