No dia 17 de outubro de 2024, foi realizada uma reunião com diversos setores da saúde e do município, reunindo Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Fiscais do Meio Ambiente, de Posturas e de Tributos, além da Defesa Civil.
A reunião contou com a participação da bióloga Andréa Bortolotto, Supervisora de Vigilância e Controle do Aedes aegypti da Gerência Regional de Saúde de Blumenau. Na ocasião, Andréa destacou o papel estratégico dos ACS e ACE no enfrentamento das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com base nas diretrizes da Nota Técnica nº 39/2024 do Ministério da Saúde.
O encontro abordou a importância da integração entre ACS e ACE para otimizar ações de controle vetorial, incluindo visitas domiciliares, identificação de áreas infestadas e o fortalecimento do trabalho conjunto em estratégias de enfrentamento às arboviroses. Também foram discutidas legislações estaduais e municipais relacionadas ao tema, como a Lei nº 18.024, regulamentada pelos decretos nº 1.897/2022 e nº 13/2016.
Um dos principais pontos do encontro foi a elaboração de estratégias para a criação do “Comitê Intersetorial para Enfrentamento das Arboviroses”. O comitê tem como objetivo reunir esforços de diferentes setores do município para implementar ações preventivas, educativas e de controle efetivo do mosquito transmissor.
A mobilização reforça que combater o mosquito da dengue é uma responsabilidade coletiva. “Faça sua parte! Dengue mata”, alerta a campanha.