O restaurante Thapyoka, localizado no Biergarten, na Praça Hercílio Luz, em Blumenau, encerrará suas atividades em janeiro, após não haver acordo com a Prefeitura de Blumenau, proprietária do espaço. A decisão foi tomada devido à falta de definição sobre a concessão do local, que teve seu contrato vencido em novembro de 2024.
Para evitar o fechamento abrupto do restaurante, foi firmado um contrato emergencial que garantiria o funcionamento até o dia 19 de janeiro. No entanto, segundo Rafael Felippi, auxiliar administrativo do Thapyoka, a prefeitura não realizou nenhuma licitação nem apresentou uma posição sobre a situação do imóvel durante esse período. “A prefeitura não lançou nenhuma licitação, neste período, não deu nenhuma posição ou parecer de como iria ficar e aí a gente acabou optando por encerrar as atividades”, afirmou Felippi.
O restaurante ocupava o imóvel desde 2014, quando a concessão foi inicialmente firmada com validade de cinco anos, renovada por mais cinco anos em 2019. O espaço, que possui 1,4 mil metros quadrados, estava fechado desde outubro de 2013, após a Expresso Choperia desistir da concessão.
O impasse sobre a licitação e a falta de clareza quanto ao futuro do local geraram o desfecho da história, levando à decisão de encerrar o restaurante, que fez parte da gastronomia e cultura de Blumenau durante os últimos anos.
Nós entramos em contato com a prefeitura de Blumenau, que informou que a Secretaria de Gestão Governamental irá tratar o assunto com a Secretaria de Turismo, responsável até então pela concessão do espaço.