Neste ano, aproximadamente 4 mil pessoas participaram das oficinas artísticas gratuitas do programa Arte nos Bairros, que encerrou as atividades na primeira quinzena deste mês. Em 2024, o projeto ofertou 40 cursos nas linguagens artísticas de audiovisual, artesanato, artes visuais, cultura popular, dança, expressões afro-brasileiras, literatura, música, teatro, entre outras. Ao todo, 90 artistas oficineiros ministraram aulas em mais de 80 polos distribuídos por 32 localidades de Itajaí.
O programa leva arte e cultura às comunidades do município, por meio de oficinas práticas de iniciação artística. Os cursos contemplaram pessoas de todas as idades, desde a primeira infância até idosos, com a participação de moradores da cidade. Do total do público participante em 2024, 52% foi composto por crianças e adolescentes e 7% por idosos, sendo que 3,47% dos contemplados são autistas.
O superintendente administrativo das Fundações do Município de Itajaí, Normélio Pedro Weber, ressalta que o Arte nos Bairros é um programa de geração de oportunidades e de iniciação artística. A ação, inclusive, já foi premiada como referência em Santa Catarina. Ele deseja e acredita que o projeto seguirá com oficinas por diversos cantos da cidade.
“Este é um programa que desperta novas habilidades, tem um valor cultural e social muito significativo para todos os envolvidos. E, neste ano, em outubro, ele foi regulamentado, ou seja, agora a sua realização é lei (nº7.687/2024). Então, a nossa expectativa é de que siga em plena atividade, impactando positivamente a vida de muita gente, por muito tempo”, ressalta Weber.
Sobre o Arte nos Bairros
Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí atendeu aproximadamente 18 mil alunos desde então. Durante a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, mas surgiram novas formas de ensino por meio de plataformas on-line para a continuidade do projeto. Em 2021, o programa seguiu em formato híbrido, com aulas remotas e presenciais. Em 2022, os encontros presenciais foram retomados e, desde então, o programa funciona de forma 100% presencial e gratuita.
CRÉDITOS : PREFEITURA DE ITAJAÍ