Provas digitais: Especialista em direito digital fala sobre o assunto

12/06/2024

16:15

Lei 13.709/2018 propõe o tratamento de dados em caso de processo judicial

Provas digitais vêm sendo cada vez mais utilizadas como mecanismo de defesa em processos judiciais relacionados a questões de banimento de conta, hacker e demais problemas que possam causar danos nos jogos eletrônicos.

Para Bruno Cassol, advogado especialista em direito gamer e digital, é necessário distinguir e separar em dois aspectos: Vestígio e evidências. “Provas digitais estão presentes em diversos campos do conhecimento, perpassando diversas áreas da tecnologia e também do Direito. Isso porque, a sua aplicabilidade se estende para muitas áreas e uma delas é a dos jogos eletrônicos e e-Sports. Essas provas possuem relevância, seja em âmbito de relações competitivas de times de DPOL, em âmbito de consumidor de um jogo”.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) oferece a possibilidade de tratar os dados pessoais caso seja necessário a elaboração de processo judicial. “Essas informações são passíveis de serem exigidas pela empresa, seja por contato imediato, notificação extrajudicial, ou em uma última análise em ação de busca e apreensão. Em se tratando de uma ação de exibição de documentos que pode ser preparatória de uma ação principal, se torna útil saber as informações que estão em posse de quem administra o jogo para saber a visibilidade de provocar o judiciário em uma ação principal de reparação de danos”, explica Bruno.

TEXTO : Agência GDM Football

PUBLICIDADE

Mais recentes

Educação financeira também é assunto para criança em férias escolares
Inscrições abertas para a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) Fundamental
Defesa Civil de Timbó realiza visita técnica para Fortalecimento de Ações Preventivas
Ana Paula Lima anuncia 890 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para 29...
Atenção para as oportunidades em destaque de Gaspar, ainda para esse ano de 2024! Confiram!
Festa Pomerana recebe público de 36 mil pessoas nos primeiros cinco dias

PUBLICIDADE

Rolar para cima