Primeira plataforma de artes visuais acessível do Brasil abre Concurso Cultural para ocupação de espaço digital

A ESQUINA GRÁFICA irá oferecer uma forma rápida e fácil de encontrar artistas, obras de arte e serviços de artes visuais e gráficas

Artes visuais em destaque. Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural ESQUINA GRÁFICA, onde artistas visuais de diversos perfis podem se inscrever e ocupar gratuitamente a plataforma criativa por um ano. Os artistas selecionados terão um perfil profissional com currículo, portfólio e projetos artísticos, além de informações de contato, possibilitando a contratação direta de seus serviços. O Concurso Cultural é aberto a estudantes, profissionais autônomos e artistas em busca de inserção no mercado de artes visuais, de todas as classes sociais e faixas etárias (maiores de 18 anos), com ou sem deficiência, de todos os gêneros, orientações sexuais e parâmetros raciais. As inscrições seguem até dia 30 de maio. Para participar, basta ler o regulamento e se inscrever gratuitamente pelo www.esquinagrafica.com.br/concurso-cultural-esquina-grafica

“A ESQUINA GRÁFICA é uma plataforma inclusiva de artes visuais pioneira no Brasil, conectando artistas visuais, produtores, pesquisadores, empresas e o público em geral para gerar oportunidades”, explica a coordenadora geral da plataforma, ilustradora da Tita Tinta, e idealizadora da plataforma, Tatiane Hardt.  “Acreditamos na fruição cultural acessível a todos os públicos, tanto para artistas e seus trabalhos, quanto para o público e empresas que buscam acessá-los”, complementa a idealizadora.

Importante frisar que, segundo Tatiane, a plataforma tem parceria com a Hand Talk, uma empresa brasileira especializada em acessibilidade, e oferece ao público tradução em LIBRAS e outros mecanismos de navegação web acessível para pessoas com deficiência.

Entre os artistas contemplados do Concurso, 15 obras serão selecionadas para a Galeria Virtual, compondo a exposição inaugural “Artes Visuais e Acessibilidade: criando arte para todos”, cujas obras terão acessibilidade através de audiodescrição e LIBRAS, com data a ser divulgada pelas redes sociais da plataforma.

A ESQUINA GRÁFICA foi idealizada por Tatiane Hardt em dezembro de 2019, em Blumenau, Santa Catarina. A Plataforma Criativa está sendo desenvolvida pela empresa 3W4U Soluções Tecnológicas, conta com tradução em LIBRAS de Suzi Daiane; audiodescrição de Mara Körtelt, da empresa Ouvindo Imagens; produção executiva de Soila Freese; design gráfico/web de Tita Tinta Ilustra; e com apoio de Hand Talk e FURB. O projeto Plataforma Digital Esquina Gráfica é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplado no Prêmio Herbert Holetz.

FORMAÇÃO
Além da Galeria Permanente de Arte Acessível, a ESQUINA GRÁFICA irá oferecer uma perspectiva multidisciplinar: “Vamos proporcionar uma Área de Formação com cursos e oficinas abertas para artistas e a comunidade em geral; uma Biblioteca com livros e artigos disponíveis para download gratuito, e um Blog com informações relevantes sobre artes visuais, empreendedorismo e acessibilidade cultural; e teremos ainda uma roda de conversa presencial com temas relacionados à àrea”, celebra Tatiane.

SERVIÇO
Concurso Cultural de ocupação ESQUINA GRÁFICA
De 10 a 30 de maio de 2023
Saiba mais e se INSCREVA gratuitamente pelo www.esquinagrafica.com.br/concurso-cultural-esquina-grafica
LINK de inscrição para artistas com deficiência visual ou motora via google forms: https://forms.gle/vYcQEVnrTsEv63iz8
LINK de acesso à apresentação em LIBRAS: https://youtu.be/JhnkwUxN5P8
Curadoria de 01/06/2023 a 29/06/2023
Anúncio de artistas selecionados: 30/06/2023 (via site ESQUINA GRÁFICA)
Lançamento da Plataforma: 18/08/2023
Contemplados: Receberão ocupação de 1 ano gratuitamente na plataforma criativa, perfil profissional com currículo, portfólio e projetos artísticos, além de informações de contato, possibilitando a contratação direta de seus serviços
Estão previstas vagas reservadas para artistas indígenas, negros/as/es, artistas com deficiência, estudantes e artistas da terceira idade.

 

FONTE : Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Deixe um comentário