PRF foi convidada a expor em sessão da câmara de vereadores de Ibirama

Dados sobre acidentes ocorridos no KM 111 da BR 470 e apresentar sugestões para minimizar a ocorrência de acidentes.

Em 11/04/2022, as 18h30, o Policial Rodoviário Federal Manoel Fernandes Bitencourt, participou de uma sessão da câmara de vereadores de Ibirama onde expôs dados estatísticos sobre acidentes e sugestões para minimizar a ocorrência no KM 111 da BR 470, onde costuma ocorrer tombamentos de veículos de carga.

Dados apresentados:
Estatísticas de acidente.
ANO ACIDENTES FERIDOS MORTOS
2018 03 02 0
2019 03 04 0
2020 07 04 0
2021 24 27 3
2022 07 10 0

Sugestões para minimizar a ocorrência de acidentes:

  1. A REDUÇÃO DA VELOCIDADE REGULAMENTAR PARA 50 KM/H: Embora a velocidade limite de 60 km/h seja satisfatória para veículos leves, em razão do traçado em curva, com proibição de ultrapassagens, e pista simples, recomenda-se que a velocidade de 50 km/h seja limite para todos os tipos de veículos;
  2. IMPLEMENTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL ADICIONAL, com colocação de linhas de estímulo à redução de velocidade (LRV);
  3. INSERÇÃO DE SINALIZAÇÃO VERTICAL SUPLEMENTAR, com colocação de placas marcadoras de alinhamento e placas de contagem regressiva;
  4. INSTALAÇÃO DE RADARES FIXOS NO KM 111,2, EM AMBOS OS SENTIDOS, com a inclusão de placas de sinalização obrigatórias para implementação do dispositivo;
  5. O NIVELAMENTO DO ACOSTAMENTO DO SENTIDO DECRESCENTE ENTRE O KM 111,3 E 111,1: para evitar que veículos que adentrem ao acostamento sofram inclinação lateral com potencial de impactar na controlabilidade da direção veicular, a qual é ocasionada pelo desnível entre faixa de circulação e acostamento;
  6. NECESSIDADE DE ALARGAMENTO DA CURVA PARA SE ADEQUAR ÀS NORMAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO VIÁRIA: sugeriu-se uma superlargura de 1 metro, com 50 centímetros a mais para cada faixa de circulação;
  7. O ALARGAMENTO DOS ACOSTAMENTOS DE AMBOS OS SENTIDOS para, como medida final, computarem 2,5 metros de largura;
  8. A TAXA DE SUPERELEVAÇÃO DE UMA CURVA COM RAIO DE 70 METROS DEVERIA SER DE 12%: atualmente, a superelevação da curva entre o km 111,1 e 111,3 encontra-se com uma taxa de superelevação de 6,11% (taxa calculada pela tangente do ângulo de inclinação no local, aferido em 3,5º pelo escaneamento computadorizado);
  9. UTILIZAÇÃO DE PAVIMENTO COM MAIOR COEFICIENTE DE ATRITO (material de maior rugosidade) no trecho da citada curva.

Obs: as sugestões são resultado de perícia feita no local pela PRF.

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