Prefeito e vice em SC são presos na 5ª fase da Operação Mensageiro; deputado também é alvo de busca

04/29/2024

11:12

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (29) a 5ª fase da Operação Mensageiro, com a prisão do prefeito Clézio José Fortunato (MDB) e do vice-prefeito Jaime Antônio de Souza (PL), de São João do Itaperiú, cidade da região norte de Santa Catarina. O deputado estadual Emerson Stein (MDB), que é ex-prefeito de Porto Belo, também foi alvo de mandado de busca e apreensão.

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). As investigações apuram esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, de abastecimento de água e iluminação pública.

As ações ocorrem desde 2022 e já prenderam pelo menos 15 prefeitos catarinenses, suspeitos de participarem do esquema criminoso. As ordens de prisão, busca e apreensão desta segunda-feira (29) foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), após requerimento apresentado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Entre os alvos desta 5ª fase estão agentes públicos, privados e órgãos públicos. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão.

Uma das ordens judiciais de prisão preventiva foi cumprida no Estado de São Paulo.
A Polícia Rodoviária Federal presta apoio no cumprimento das buscas. A apuração ainda corre em sigilo, por determinação judicial, mas as buscas nos municípios já se tornaram públicas.

Foto: MPSC

O que dizem os envolvidos:

Em nota, a prefeitura de São João do Itaperiú informou que colabora com os agentes na entrega de documentos e aparelhos eletrônicos. “O prefeito Clézio José Fortunato declara que está tranquilo com a resolução do caso e disposto a colaborar nos próximos passos da investigação“, informou o município.

A prefeitura de Porto Belo também emitiu uma nota a respeito, dizendo que os contratos investigados se referem ao ano de 2021 e que o “Governo Municipal colocou a equipe à disposição e está disposto a colaborar com a investigação, que segue em sigilo de justiça” e também que o atual prefeito, Joel Lucinda, assumiu o governo municipal em 2022, ressaltando que “segue acompanhando o processo, que em Porto Belo, especificamente, está relacionado com a Empresa de Abastecimento de Água“.

Até a publicação desta notícia, o deputado estadual Emerson Stein (MDB) ainda não havia se manifestado a respeito da operação.

 

Fonte : O Auditório

PUBLICIDADE

Mais recentes

Programação de Natal no Norden, em Blumenau (SC), celebra tradição alemã com Terno de Reis,...
Flávio Buzzi e Rangel Bonatti realizam primeira reunião geral com novo colegiado
Imperdível! Arquitetura do Som apresenta Natal Encantado
Estudantes timboenses são selecionados para participar de competição internacional de matemática na Tailândia
Novos vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura 2025 são diplomados na última sessão mirim...
SC: Chapecoense/Unoesc enfrenta Joinville pela semifinal do Estadual Sub-20

PUBLICIDADE

Rolar para cima