Prazo de 180 dias de afastamento do prefeito de Ibirama termina nesta semana

04/02/2024

17:51

Na próxima sexta-feira (5), encerra o prazo de 180 dias do afastamento do prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, de suas funções na prefeitura do município. Com o fim deste prazo, ele poderá voltar ao comando do Executivo Municipal. Conforme informações, a volta do prefeito deve ser analisado pela desembargadora responsável pelo caso, na quinta-feira (4).
O prefeito de Ibirama havia sido afastado em decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), no dia 5 de outubro. Poffo, que foi detido preventivamente na quarta fase da Operação Mensageiro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC no dia 27 de abril, responde em liberdade desde de outubro do ano passado, tendo que cumprir medidas cautelares, incluindo o afastamento do cargo público.
Além do afastamento das funções, havia a proibição de contato com corréus, colaboradores premiados da operação mensageiro e servidores da prefeitura. Também havia proibição de adentrar na Prefeitura de Ibirama e suas secretarias.
A Operação Mensageiro apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. Entre outras coisas, ela apura um esquema de pagamento de propina a agentes políticos em troca de vantagens indevidas a então empresa de coleta de lixo a Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, firmados com prefeituras.
Em Ibirama, as investigações apuram suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Além de Poffo, o então secretário de Administração, Fábio Fusinato, também havia sido preso e também responde em liberdade. Ainda no Vale Norte, a Operação Mensageiro prendeu ex-superintendente do Saate (Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto) de Presidente Getúlio, Edson Jose Staloch, que também responde em liberdade.
Fonte: Portal Educadora / Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Mais recentes

Educação financeira também é assunto para criança em férias escolares
Inscrições abertas para a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) Fundamental
Defesa Civil de Timbó realiza visita técnica para Fortalecimento de Ações Preventivas
Ana Paula Lima anuncia 890 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para 29...
Atenção para as oportunidades em destaque de Gaspar, ainda para esse ano de 2024! Confiram!
Festa Pomerana recebe público de 36 mil pessoas nos primeiros cinco dias

PUBLICIDADE

Rolar para cima