Parque da Leitura é opção de lazer em temporada de calor Programação de incentivo à leitura foi retomada em 2024 nas sombras das árvores dos parques Ramiro Ruediger e das Itoupavas.

A primeira edição do Parque da Leitura deste ano foi literalmente quente, visto que as temperaturas médias na cidade giraram em torno de 37 graus no último sábado, dia 16 de março. A data marcou a retomada da circulação do projeto de incentivo à leitura, uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Pela manhã, a estrutura de leitura foi montada na sombra das árvores do Ramiro Ruediger, no Bairro Velha, e à tarde o mesmo ocorreu no Parque das Itoupavas. A próxima edição já está marcada para 27 de abril. A entrada é gratuita.

O secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto, considera esse projeto muito especial para a cidade “Estamos descentralizando o acesso à cultura, levando livros ao encontro do leitor e oferecendo um momento de lazer, estimulando o gosto das crianças pela literatura”, observa.

Para as coordenadoras do projeto Iva Steinhauser e Cinára Cheffe, da Secretaria de Cultura, o Parque da Leitura promete continuar encantando e inspirando os residentes locais, oferecendo um refúgio de tranquilidade e criatividade em meio à agitação do dia a dia. Com o sucesso da primeira edição do ano, os organizadores já estão planejando a segunda, além de uma série de atividades com foco no incentivo à leitura.

A iniciativa leva o hábito da leitura aos bairros, com foco nas crianças e adolescentes. O projeto disponibiliza literatura infantil, juvenil, adulta, revistas, livros para bebês, histórias em quadrinhos entre outros. “Os parques se transformaram num cenário mágico. Sob um céu ensolarado, 175 entusiastas da literatura se reuniram para participar dessa ação singular”, comentou Cinára. “O evento tornou-se rapidamente o ponto de encontro para aqueles que buscavam uma pausa da agitação cotidiana e uma imersão no universo dos livros.”

Além das atividades programadas, os visitantes também tiveram a oportunidade de explorar uma vasta seleção de livros disponíveis para empréstimo, cortesia de doações da comunidade e de entidades parceiras. “A iniciativa promove o acesso à leitura para todos, independentemente de sua situação financeira”, conclui Cinára.

Poesias

A edição dedicada ao Dia Mundial da Poesia, comemorado em 21 de março, contou com a participação especial da professora de Arte e escritora blumenauense Simone de Andrade. A convidada apresentou os poemas Bichinho de Estimação e Dona Coruja, que fazem parte do livro Palavras da Lua para Crianças, de sua autoria, editado pela Odorizzi em 2020. “Simone cativou o público com suas poesias inspiradoras”, mencionou Cinára. “O objetivo do Parque da Leitura é proporcionar um espaço acolhedor onde as pessoas possam se conectar com a magia das palavras e deixar a imaginação fluir livremente.”

Próximas edições

 

27 de abril

25 de maio

15 de junho

20 de julho

17 de agosto

28 de setembro

30 de novembro

Entrada livre

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Deixe um comentário