Parlamento Jovem realiza última Sessão Ordinária do ano com eleição da Mesa Diretora

12/02/2024

12:52

Nesta quinta-feira, 28, os vereadores do Parlamento Jovem realizaram a 8ª Sessão Ordinária, na Câmara Municipal. Foram apresentadas as seguintes indicações:

Da vereadora Thais Emanuelle de Moura: Estudo de viabilidade para a implantação de campanhas no município, com o objetivo de tratar da igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam as mesmas funções. E também Estudo de viabilidade para a instalação de filtros/cestos nas bocas de lobo da cidade, especialmente nas áreas com maior circulação de pessoas.

Do vereador Eric Koepsel: Estudo de viabilidade para a instalação de placas solares fotovoltaicas na sede do Simplifica de Timbó, localizada na Rua Japão, 408, Bairro das Nações. O objetivo é utilizar a energia solar, uma fonte limpa e renovável, para reduzir os custos com o consumo de energia elétrica nas atividades do órgão público. Esta medida se alinha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 – Energia Acessível e Limpa, promovendo a adoção de fontes de energia renováveis e eficientes, além de contribuir para a sustentabilidade da gestão pública. E também Estudo de viabilidade para a realização de programas de capacitação para os voluntários e funcionários das ONGs que atuam na proteção animal em nosso município. A proposta visa promover cursos e treinamentos específicos sobre cuidados com animais, primeiros socorros, manejo de zoonoses, educação sobre adoção responsável e boas práticas na proteção e bem-estar animal.

Da vereadora Elyandra Thaynara Raiser Simas: Estudo de viabilidade para implementar a instalação de computadores na biblioteca municipal, com o objetivo de garantir acesso gratuito à internet e recursos tecnológicos para pesquisa e estudo. Esta iniciativa visa promover a inclusão digital, aprimorar o processo educacional e garantir que todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso a informações essenciais para seu desenvolvimento pessoal e profissional. E também Estudo de viabilidade para implementar um Programa Municipal de Educação e Prevenção para Emergências Climáticas, com o objetivo de preparar e orientar a população sobre como agir em situações de risco decorrentes de eventos climáticos extremos, como enchentes, deslizamentos de terra, ventos fortes, tempestades e secas prolongadas.

Do vereador João Paulo Lyra Espindola: Estudo de viabilidade para a implementação de patinetes elétricos e outros equipamentos de mobilidade individual em Timbó, como uma alternativa sustentável ao transporte urbano, visando beneficiar todos os moradores da cidade, especialmente aqueles sem acesso adequado a transporte público. E também Estudo de viabilidade para a implementação do Programa Municipal de Aprendizagem Social na Administração Pública Direta e Indireta.

Da vereadora Nicole Reis Cainelli: Estudo de viabilidade para a implantação de um programa integrado de educação ambiental e sanitária, com enfoque na gestão de resíduos, abrangendo escolas, secretarias, autarquias e fundações municipais.

Da vereadora Luane Eloisa Pasquali: Estudo de viabilidade para a implementação de um sistema de fiscalização e monitoramento da qualidade da água em Timbó, com foco inicial para um projeto-piloto no bairro Vila Germer. Propõe-se a criação de um sistema de monitoramento contínuo da qualidade da água nos corpos hídricos locais, com a instalação de pontos de coleta e a realização de análises periódicas para garantir que os parâmetros da água atendam aos padrões de saúde pública e preservação ambiental. E também Estudo de viabilidade para a criação de um programa de recuperação das matas ciliares ao longo dos corpos d’água do município de Timbó, com ênfase no replantio de espécies nativas, controle da erosão e práticas de manejo sustentável, bem como a realização de serviços de limpeza e desobstrução desses corpos d’água, removendo resíduos, sedimentos e vegetação invasora.

Do vereador João Vitor Moratelli: Estudo de viabilidade para a implementação do projeto “O Brilho da Pérola”, com o objetivo de realizar uma vistoria abrangente na cidade de Timbó, visando identificar e resolver problemas de infraestrutura, como bueiros obstruídos, estradas com buracos, iluminação pública deficiente, melhorias nos pontos de ônibus e placas de sinalização apagadas.

Do vereador Kauê Nicollas Ribeiro: Estudo de viabilidade para a implantação da “Rede Municipal de Inovação e Sustentabilidade”, com o objetivo de criar uma rede de colaboração entre os setores público, privado e a sociedade civil de Timbó. E também Estudo de viabilidade para a criação do Mês de Conscientização sobre o Impacto Ambiental dos Produtos de Uso Único – “Julho Sem Plástico”.

Do vereador Vinicius Davi Arendt: Estudo de viabilidade para a implantação de campanhas educacionais sobre a importância do saneamento básico, especialmente o tratamento de esgoto, com o intuito de sensibilizar a população sobre os impactos ambientais e à saúde pública causados pelo descarte inadequado de esgoto e a necessidade de soluções eficazes no município.

Dos vereadores Rafaella Nones Loch e Vinicius Davi Arendt: Estudo de viabilidade de realizar palestras e capacitações sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas de Timbó, com o objetivo de esclarecer a sua importância, funcionamento e benefícios para os alunos com necessidades educacionais especiais. E ainda Estudo de viabilidade para ofertar aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas municipais, com o objetivo de promover a inclusão dos alunos surdos e ampliar o conhecimento sobre a comunicação acessível entre todos os membros da comunidade escolar.

Durante a Sessão os vereadores realizaram a eleição da Mesa Diretora, tendo o registro de uma Chapa, sendo para presidente João Paulo Lyra Espíndola, vice-presidente Nicoli Reis Cainelli e secretário Vinicius Davi Arendt. Com votação nominal e aberta, a Chapa recebeu 14 votos.

Ao final, a presidente convocou os vereadores para a Sessão Solene de Abertura da 4ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura, que acontecerá dia 3 de março de 2025, às 9 horas.

Assessoria de Comunicação

PUBLICIDADE

Mais recentes

Ana Paula Lima destaca importância de Plano Nacional para conter avanço da dengue
Mulher colide com quatro carros estacionados e é presa por se negar a fazer o...
Plano de ação da Secom integra comunicação interna, acessibilidade e organização para 2025
COMUNICADO BLUMENAU Atenção motoristas
Futebol: Juventus abre inscrições para avaliação de base
Porto Belo está com todos os pontos próprios para banho

PUBLICIDADE

Rolar para cima