No último fim de semana, dias 25 e 26, os paratletas de Blumenau somaram várias conquistas em diversas modalidades. Tivemos bons resultados no atletismo, tênis de mesa e goalball.
O destaque ficou por conta de Suzana Nahirnei, que se classificou para o Campeonato Mundial após ficar na primeira colocação do arremesso de peso na 1ª Fase Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2023, disputada em São Paulo, atingindo a marca de 10.99m. Essa é a primeira vez que um paratleta do município se classifica para este mundial.
Com a competição Suzana também ganhou um troféu de melhor índice técnico feminino e com esse resultado a atleta torna-se a primeira no ranking mundial.
Na mesma competição, tivemos outros bons resultados. Dayane Paes Muniz, que atingiu 24.97m no lançamento de disco, e Wesley Henrique Ouriques, com 20.37m no lançamento de club (modalidade exclusiva para cadeirantes), ficaram com a medalha de ouro. José Alexandre Martins da Costa foi prata nos 400m, e 4º lugar nos 100m.
Já no Aberto Internacional Paralímpico do Brasil Fator 20, realizado em São Paulo, Blumenau teve Lucas Hansen ganhando a prata no tênis de mesa e o bronze na categoria duplas mistas, que também contou com a participação de Lucas Hansen.
“Essa foi a primeira competição internacional do ano para o Lucas, mas ele já tem uma bagagem grande por participar de outros campeonatos desse nível. Com nosso ritmo de treinamento a expectativa é chegar ao topo mais alto do pódio. Hoje, Lucas é o atual vice-campeão brasileiro e enfrentará seu rival Thiago Gomes, tendo como objetivo buscar a primeira colocação no campeonato e dar o início na frente do ranking nacional. Nesse circuito o paratleta se destacou ganhando de dois atletas de Hong Kong, ambos melhores ranqueados que ele” destacou Guilherme Gomes, técnico de Blumenau que esteve presente durante as competições.
As meninas de Blumenau também venceram a Copa Sul de Goalball, realizada em Xanxerê. As paratletas Nayara, Cleusa, Sinara e Ana ficaram com o ouro. Já o time masculinho terminou em quinto lugar com os paratletas João, Marques, Bruno, Miguel e Luiz.
FONTE : SECOM BLUMENAU