Competição foi realizada durante a última semana em São Paulo
Determinação é a palavra que melhor define os paratletas do Programa Paradesporto durante as Paralímpiadas Escolares. Durante a última semana os paratletas foram colocados a prova, disputando a maior competição paralímpica escolar do país, e com grande êxito, conquistando cinco medalhas e outas ótimas colocações. A competição acontecei na cidade de São Paulo.
Gaspar embarcou para são Paulo com um delegação composta por nove integrantes, cinco atletas, três treinadores e um staff representando a Associação Vida Inclusiva (AVI). Gaspar teve representantes nas três modalidades, atletismo, Natação e Bocha Paralímpica.
O Prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall destaca que cada conquista do paradesporto é muito mais do que apenas uma medalha. “Sem sombra de duvidas, o paradesporto é um grande, se não o maior acerto da nossa gestão. A cada medalha conquistada, o programa de solidifica cada vez mais, e o peso de cada medalha não é só do metal em que ela é produzida, mas sim do sonho de cada criança e jovem com deficiência que encontrou no esporte, um caminho de inclusão e convivência social. Cada atleta tem a sua historia, e é uma mais emocionante que a outra. Orgulho é o sentimento que demonstra nossa emoção de ver que nossos paratletas, estão chegando tão longe e conquistando tanto”. destaca Wan-Dall.
No atletismo, ambos os atletas conquistaram medalhas. Ayris Heunatan Ribeiro Pereira, que compete na classe Down T21, conquistou medalha da prata na modalidade de arremesso de peso, e ainda a 13ª colocação na prova de 100m e 6º lugar na prova de distancia. Teylon Fernando Colling, competidor da classe Deficiente Físico T36, conquistou medalha de prata na prova de distancia, e ainda ficou com a 5ª colocação na prova de arremesso de peso sub 18 e o 11º lugar nos 100m.
O treinador do atletismo, Wagner Caleffi destaca que os atletas conseguiram colocar os aprendizados dos treinamentos na competição. “É a competição mais difícil em idade escolar do mundo paralímpico, conseguir voltar com uma medalha no peito é um feito enorme. Ficamos muito felizes com os resultados do Teylon e do Ayris”, afirma.
Na Bocha Paralímpica os atletas Arthur da Silva Shereiber e Luiz Eduardo Rifel Sagas também tiveram ótimos desempenhos em todas as partidas da fase de grupos, chegando até as fases finais. Ambos os atletas, chegaram até as quartas de finais, onde foram superados, mas trouxeram ainda mais experiencia para as próximas edições, e conquistando mais amadurecimento como atletas.
A terceira modalidade que Gaspar competiu foi a Natação Paralímpica, representados pela vitoriosa Gabriely Stein Hostins, nos últimos anos vem enfileirando conquistas em âmbito estadual e nacional. Nesta edição não foi diferente, Gaby competiu em quatro provas e conquistou 3 medalhas, duas de ouro nas provas de 200m medley e 50 metros borboleta, uma medalha de prata nos 100m peito e ainda um 4º lugar nos 100m livres.
Gaby afirma que está vivendo um sonho, e que vai buscar de todas as formas viver da natação e do esporte. “Fiquei muito feliz com mais um ótimo desempenho em uma edição de Paralimpíada Escolar. Sinto que estou cada vez mais próxima de conquistar esse sonho, mas com os pés no chão de que tenho que manter o foco e que ainda tenho muito a evoluir”.
O próximo desafio da Gaby é no campeonato Brasileiro Absoluto de Natação Paralímpica, onde compete contra adultos. A etapa final será também em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, entre os dias 5 a 8 de dezembro.
O Coordenador do Paradesporto Gaspar e treinador da modalidade de natação paralímpica, Carlos Henrique Oliveira pontua que essa é mais uma oportunidade para Gaby. “Ela, por merecimento conquistou essa vaga para disputar com adultos o campeonato absoluto. É um feito enorme, vamos tentar extrair o máximo possível do potencial da Gaby nessa competição e buscar boas colocações”.
Também nesse mês, a equipe de bocha paralímpica disputa o Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica, que será realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro, na cidade de São José.
Confira os resultados de Gaspar nas Paralimpíadas Escolares:
Atletismo
Teylon Fernando Colling: classe DF- F36 sub18 arremesso peso 5°
Teylon Fernando Colling: classe DF -T36 -100m 11°
Teylon Fernando Colling: classe DF- T36 distância
Ayris Heunatan Ribeiro Pereira: classe Down F21 100m 13°
Ayris Heunatan Ribeiro Pereira: classe Down T21 arremesso peso
Ayris Heunatan Ribeiro Pereira: classe Down T21 distância 6°
Bocha Paralímpica
Arthur da Silva Shereiber: quartas de finais
Luiz Eduardo Rifel Sagas: quartas de finais
Natação
Gabriely Stein Hostins:
nos 100m Peito
nos 200m Medley
nos 50m Borboleta
4° Lugar 100m Livre