Oficina Encantos Culturais – Criando uma ID Através do Artesanato chega a Indaial nos dias 17 e 21 de julho

Ministrada pela artesã Rosa Machado Paul, a atividade é gratuita e aberta à toda comunidade interessada

Artesanato e identidade local. Nos dias 17 e 21 de julho, a cidade de Indaial recebe a Oficina Encantos Culturais – Criando uma ID Através do Artesanato, ministrada pela artesã Rosa Machado Paul. Segundo Rosa, o objetivo do projeto é instigar pessoas a perceberem as peculiaridades de seu município, suas tradições, cultura local e formas de traduzir esta identidade em peças de artesanato. As inscrições são gratuitas – pelo WhatsApp (47) 99255-3339 – e indicadas para artesãs, artesãos e comunidade em geral (que tenham alguma habilidade para trabalhos manuais), com idade a partir de 14 anos. A classificação é livre e estarão disponíveis 12 vagas.

“As oficinas já aconteceram em sete municípios do Vale do Itajaí, como Doutor Pedrinho, Vitor Meireles, Benedito Novo, Apiúna, Ascurra, Rodeio e José Boiteux. Municípios que têm muita riqueza nas suas culturas e tradições e foi uma experiência maravilhosa. Uma troca de aprendizagem que resultou em ótimos produtos com identidade cultural de cada lugar”, comenta Rosa Paul. “A oficina ajudou as artesãs desses municípios a inserir em suas peças essa essência, criando algo que ao adquirir esse produto desperte uma memória, lembrança boa, algo que faça se sentir bem, com a sensação de pertencimento desse lugar, remetendo às suas origens”, explica a oficineira. “Agora chegou a vez de Indaial receber o projeto, e em agosto estaremos em Rio do Oeste, também”, complementa Rosa.

A Oficina Encantos Culturais – Criando uma ID Através do Artesanato é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.

As peças que foram produzidas durante as ações do projeto já estão disponíveis em exposição virtual pelo canal 

OFICINEIRA
Rosa Machado Paul é graduada em Artes, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nasceu em Rodeio (SC) e trabalha com artesanato há 22 anos. Realizou trabalho voluntário, capacitando a comunidade local e coordenando a decoração de Natal e Páscoa da Rua Pará, em Indaial. Sempre está em busca de atualização e tem larga experiência como ministrante de oficinas de artesanato. Responsável pela realização e execução do projeto de decoração natalina e de Páscoa, juntamente com a Prefeitura da cidade de Indaial, no período de 2014 a 2016. Atuou como ministrante em Oficinas de Artesanatos com a temática Páscoa e Natal na FIC – Fundação Indaialense de Cultura. Rosa também coordenou a execução do projeto de decoração natalina com garrafa pet do CDL- Indaial (SC) no ano de 2008. Teve obras expostas na Galeria da Biblioteca da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na Fundação Indaialense de Cultura na exposição Papéis. Atuou como ministrante no Programa Cooper Pratic, em 2008, e foi Coordenadora do Grupo de Artesãos do município de 2011 a 2014. Em 2021, Rosa teve a trajetória reconhecida pelo Prêmio de Reconhecimento de Trajetória Cultural Aldir Blanc, no município de Indaial (SC). No mesmo ano foi contemplada no Edital Aldir Blanc (SC) onde executou com êxito o Projeto ARTESanato, levando técnicas atualizadas de artesanato a aproximadamente 50 artesãos dos municípios de Indaial, Ascurra, Rodeio e Timbó. Atualmente, Rosa está participando do Prêmio SEBRAE Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae, tendo avançado para a segunda fase.

SERVIÇO
Oficina Encantos Culturais – Criando uma ID Através do Artesanato
Ministrada por Rosa Machado Paul
Dias 17 e 21 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Na Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters (R. Dr. Blumenau, 05, Centro, Indaial, SC)
Inscrições gratuitas pelo WhatsApp: (47) 99255-3339, com Rosa Paul
Serão fornecidas apostilas e certificados aos cursantes
Produção executiva: Jane Liesenberg
Designer gráfico e social mídia: Helô Beckhauser
Coordenação geral: Rosa Machado Paul.

FONTE : Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Deixe um comentário