Moções de Apelo, Projeto de Decreto e PLOs são aprovados na Sessão Ordinária

Ainda durante a Sessão, profissionais da Saúde ocuparam a tribuna para falar sobre o Setembro Amarelo

Os vereadores se reuniram para a realização de mais uma Sessão Ordinária, nesta terça-feira, 19, no Plenário Walter Butzke. Na Ordem do Dia foram votados Projetos de Lei Ordinária (PLOs), Projeto de Decreto e Moções.

Os Projetos de Lei Ordinária: nº 73/2023 que autoriza a concessão de auxílio financeiro à Associação Esportiva T-REX, para custeio/manutenção da entidade; e o de nº 77/2023, no qual denomina como “Alberto Neitzke” a ponte localizada na Rua Oscar Piske, construída sobre o Ribeirão Pomeranos, Bairro das Nações, este de autoria do vereador Flávio Germano Buzzi, foram aprovados pelos vereadores.

O Projeto de Decreto nº 01/2023 é de autoria do vereador Edson José Bona, e trata sobre a concessão de Título de “Cidadão Honorário”, ao senhor Tarcísio Bertoldi. Este foi aprovado na Sessão.

As Moções também foram aprovadas. São elas: nº 42/2023, Moção de Apelo ao Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, ao Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel e Delegada Regional de Polícia de Blumenau, Juliana Souza Tridapalli, para que busquem viabilizar o retorno do atendimento presencial na Delegacia da Polícia Civil no horário das 19h às 12h do dia seguinte, em regime de plantão, na cidade de Timbó ou Indaial, de autoria do vereador Adriano José da Silva, subscrita pelos demais vereadores. E a de nº 43/2023, Moção de Apelo ao Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco e a todos os Deputados Federais e Senadores, solicitando que repudiem a deliberação por parte do Supremo Tribunal Federal, da ADPF nº 442 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, que dispõe sobre descriminalização da interrupção voluntária da gestação nas primeiras 12 semanas, garantindo as prerrogativas do Congresso Nacional como único legitimado para legislar sobre este importante tema, e tudo o mais que lhe é próprio de sua competência. É de autoria dos vereadores Edson José Bona, Douglas Emanuel Marchetti e Gilmara Maria Baddaratz Giotti, subscrita pelos demais vereadores.

Setembro Amarelo na tribuna

A enfermeira Andréia Jeanine Garcia Oss-emer, representante do CAPS; a psiquiatra Dra. Patrícia Giovana da Silva Tamanini, representante do Hospital OASE e Dom Bosco; e Viviana Maria Draeger, representante da Atenção Primária Básica, estiveram na tribuna para ressaltar sobre assunto relacionado a suicídios e saúde mental no município. A presença das profissionais é em cumprimento ao requerimento de autoria da vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti.

As profissionais enfatizaram sobre o Setembro Amarelo, que é o mês que ressalta a prevenção contra o suicídio, com tema “Se precisar, peça ajuda”.

Conforme registros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) acontece mais de 700 mil casos de suicídio no mundo por ano, e no Brasil há mais de 14 mil casos de suicídio por ano, sendo que 100% dos casos são relacionados a doenças mentais, ou seja, doenças que não foram diagnosticadas ou não foram bem tratadas. O suicídio é a maior causa de morte entre adolescentes e jovens.

Por isso, a profissional ressalta em dar voz, qualidade e visibilidade em todos atendimentos que realizam na rede de serviços de Saúde em Timbó.

As pessoas que precisam podem buscar ajuda, em Timbó, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na Unidade mais próxima da residência, ou também através do CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo número 188.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 26 de setembro, a partir das 18 horas.

 

A reunião completa você pode acessar através dos Canais Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Timbó.

Texto e imagem: Viviana Borchardt Berndt / Comunicação CMT

Deixe um comentário