Justiça atende a pedido do MPSC e determina revisão do Plano Diretor de Barra Velha em 180 dias

12/17/2024

08:18

Conforme consta na ação civil pública ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça, o prazo para revisão da lei que instituiu o Plano Diretor já foi amplamente excedido e não se pode mais esperar que o ente público cumpra suas obrigações espontaneamente, conforme exigido pela legislação.

Com a inércia do Município de Barra Velha em revisar seu Plano Diretor, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação civil pública para que o poder público local realize essa verificação da lei. Em uma decisão liminar proferida pela 2ª Vara da comarca, o Município fica obrigado a revisar seu Plano Diretor no prazo de 180 dias. A decisão atende à ACP do MPSC, que acusa o Município de omissão na revisão decenal do Plano Diretor, conforme previsto no Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001).

Na ação, a 1ª Promotoria de Justiça da comarca sustentou que a falta de revisão do Plano Diretor tem resultado em crescimento urbano desordenado e prejuízos à coletividade. A ação é resultado do Inquérito Civil n. 06.2024.00001774-8 e do Procedimento Administrativo n. 09.2019.00007593-3, que documentam diversas tentativas infrutíferas de contato com o Município para tratar do assunto.

A decisão liminar impõe ao Município a obrigação de elaborar um novo Plano Diretor, com a realização de audiências públicas, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00, limitada a 50 infrações. A multa será revertida em favor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Além disso, o Município está proibido de autorizar parcelamento e edificação do solo até o cumprimento das medidas.

O Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares, responsável pela ação, enfatiza a importância da revisão do Plano Diretor para o desenvolvimento ordenado e sustentável de Barra Velha. “A população de Barra Velha não pode continuar a sofrer com o crescimento desordenado e os impactos ambientais decorrentes da falta de planejamento urbano adequado. É imperativo que o Município cumpra suas obrigações legais e revise o Plano Diretor”, afirmou.

Plano Diretor 

O Plano Diretor de Barra Velha foi instituído pela Lei Complementar n. 69, de 22 de dezembro de 2008. De acordo com o Estatuto da Cidade, a revisão do plano deve ocorrer a cada dez anos, o que não foi cumprido pelo Município. O MPSC, por meio de procedimentos administrativos e inquéritos civis, vem acompanhando a situação desde 2019, sem sucesso na resolução extrajudicial do caso.

Sobre a ação civil pública 

Diversas tentativas de resolução extrajudicial foram feitas, incluindo reuniões com representantes da Prefeitura, da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu e da Universidade Regional de Blumenau (FURB), contratada para assessorar a revisão do plano. No entanto, apesar dos esforços, o Município não avançou na implementação do novo Plano Diretor.

Em 2021, foi celebrado um contrato entre o Município e a FURB, no valor de R$ 697 mil, para a atualização do Plano Diretor e o desenvolvimento do plano de macroestruturação urbana “MasterPlan”. Mesmo assim, o projeto não foi concluído e encaminhado à Câmara de Vereadores.

A ação destaca, ainda, que houve denúncias de que empresas e servidores municipais estariam atrasando deliberadamente a revisão para aprovar projetos de interesse próprio. Diante da inércia do Município, o MPSC ajuizou a ação civil pública.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente regional em Joinville

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima