Júlia Zanatta (PL/SC) assume a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão

12/06/2024

10:04

Por Rita Lombardi

A deputada federal catarinense Júlia Zanatta (PL) assumiu, na tarde de quarta-feira (4), a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados. Durante o ato, ela destacou o momento de incertezas que o Brasil enfrenta, mencionando que o Supremo Tribunal Federal (STF) está tratando da regulamentação das redes sociais, uma questão que já foi rejeitada pelo Parlamento. Para Zanatta, a liberdade de expressão está sendo atacada no país e a criação da frente é um passo decisivo contra essa censura direcionada.

Ela reforçou a importância de defender a liberdade de expressão como um princípio essencial para a democracia, independentemente das posições políticas. “Sem ela, não há democracia. Liberdade não é concessão estatal, mas um direito fundamental”, afirmou. A deputada também prometeu continuar firme na luta para resgatar esse direito no Brasil, apontando a crescente perseguição a opositores como um dos principais desafios.

Audiência Pública n CCJ

Juristas ouvidos pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara nesta quinta-feira (5) criticaram a extensão do inquérito das fake news conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Instaurado em março de 2019, o inquérito é destinado a “investigar a existência de notícias falsas, denunciações caluniosas, ameaças e roubos de publicação sem os devidos direitos autorais, infrações que podem configurar calúnia, difamação e injúria contra os membros da Suprema Corte e seus familiares”. Foi designado para presidi-lo o ministro Alexandre de Moraes.

O debate na CCJ foi proposto pela deputada Julia Zanatta (PL-SC). Ela reclama da concentração de poderes no STF. “Ao concentrar em uma só instância os papéis de investigar, acusar e julgar, o inquérito atropela o devido processo legal e fere a separação de Poderes. Alvos são mantidos sob acusações obscuras, enquanto censura prévia e bloqueios de redes sociais silenciam críticas legítimas. Essa prática não combate desinformação, mas multiplica ao sufocar o debate e a transparência”.

Para o jurista Ives Gandra Martins, as divergências de opinião são fundamentais para a democracia. Ele explica que para não caracterizar censura, o controle sobre as notícias que são divulgadas deve ser feito após a publicação e divulgação e não em caráter prévio. “Nós não podemos dizer o que o cidadão tem que pensar antes. Ele pode ser punido por abuso depois. O que o constituinte declarou é que é livre a manifestação de pensamento. E o abuso, sendo vedado anonimato, ele dá direito à resposta e indenização por danos morais. E aceita-se por acepção do Código Penal, indenização por difamação, denunciação caluniosa”.

O advogado e professor André Marsiglia critica o fato de o inquérito aberto pelo STF para investigar as fake news já estar ativo há cinco anos e não ter previsão de conclusão. Ele questiona a validade jurídica das investigações. “Não dá para você investigar eternamente. A investigação é um meio, ela não é um fim”.

Não houve a participação de deputados da base governista na audiência pública, nem de juristas com posição divergente.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão realizou audiência pública no Anexo II, Plenário 10, no dia 4/12/2024, tendo inicio às 17:00. Além dos parlamentares, foram convidados várias personalidades, tradicionais defensoras da liberdade de expressão. André Marsilglia, que palestrou na abertura do 50º Congresso Estadual da Adjori/SC, realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis, fez um contundente depoimento contra a censura e em defesa da liberdade de expressão

  • André Marsiglia participou da audiência da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão (Frame de vídeo da audiência/Agência Câmara )

  • André Marsiglia participou da audiência da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão (Frame de vídeo da audiência/Agência Câmara )

  • André Marsiglia participou da audiência da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão (Frame de vídeo da audiência/Agência Câmara )

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima