Julho Amarelo: Cedap realiza ação de conscientização nas unidades de saúde Em alusão ao período, equipe chama a atenção para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite

Prevenção, diagnóstico e tratamento. Com o objetivo de incentivar a descoberta precoce das hepatites virais, permitindo um tratamento adequado e oportuno, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), chama a atenção da população em relação à doença. A ação de conscientização, aberta e gratuita, acontece durante o Julho Amarelo nas unidades de saúde do município.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que, em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, e, por isso, caracterizadas como uma doença silenciosa. “Acho muito importante esse bate-papo com a população com o intuito de levar informação e esclarecer dúvidas em relação a este grave problema de saúde pública no Brasil”, acrescenta.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), as hepatites mais comuns no País são causadas pelos vírus A, B e C.

Vacina
No caso das hepatites A e B existem vacinas disponíveis em toda a rede pública. A vacina contra a hepatite A é fornecida para crianças entre 15 meses e menores de cinco anos e a vacina contra a hepatite B também está na rotina do calendário vacinal, sendo ampliada para todas as faixas etárias.

Cronograma de ações
Dia 27 de julho
ESF Pedro Krauss – das 13h30 às 14h30
ESF Odilon de Caetano – das 15h às 16h

A equipe do Cedap está aberta para novos agendamentos. Se as empresas ou demais unidades de saúde quiserem ofertar a ação de conscientização aos colaboradores ou à comunidade, basta contatar o Centro no (47) 3381-7800.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

Deixe um comentário