O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o 17º relatório de balneabilidade com dados referentes à semana de 30 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025. Dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 151 (63,45%) estão próprios para banho. Em Florianópolis, 56 dos 87 pontos avaliados (64,37%) são considerados adequados para os banhistas.
No Litoral Norte, a balneabilidade piorou em relação à semana anterior. Em Itapema, dois novos pontos impróprios foram identificados na Meia Praia, nas ruas 261 e 227, além dos já recorrentes na Rua 205 e no Canto da Praia, na Rua 113. Ainda assim, cinco pontos permanecem adequados, incluindo o da Rua 319, próximo a Porto Belo. Em Balneário Camboriú, quatro dos dez pontos da Praia Central estão próprios, enquanto na região da Interpraias, apenas a Lagoa das Taquaras está imprópria. Em Porto Belo, um dos seis pontos, na foz do Rio Perequêzinho, foi considerado impróprio.
Bombinhas apresentou seis dos nove pontos analisados como próprios para banho. Os locais impróprios incluem áreas próximas ao Rio do Barro, na Rua Tiriba, e nas ruas Castanheta e Jequiti, em Canto Grande.
Os dados do IMA são atualizados automaticamente no site balneabilidade.ima.sc.gov.br, onde é possível consultar o status de cada ponto monitorado e o histórico das análises. O aplicativo “Praia Segura” do Corpo de Bombeiros Militar de SC também oferece acesso às informações para maior segurança dos banhistas.