Hospital Santa Isabel alcança a marca de 500 cirurgias robóticas Programa teve início em 22 de junho de 2019 com procedimento de endometriose

O Hospital Santa Isabel alcançou a marca de 500 cirurgias robóticas nesta quarta-feira, 14 dezembro. O procedimento, para retirada de tumor na próstata, foi realizado pelo Dr. Luciano Hugo Praun, Urologista e Cirurgião Robótico. Este é um marco na história do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, que é a primeira unidade hospitalar de Santa Catarina a trazer um robô cirurgião. O programa completou 3 anos em junho de 2022. A instituição conta com mais de 36 cirurgiões certificados de todo o estado, que operam com o robô Da Vinci Si.

Confiança
O paciente, Alvino Schelter, de 72 anos, encontrou uma alteração em um exame de rotina, que o levou a descobrir um tumor na próstata em estágio inicial. Com o diagnóstico, o paciente foi apresentado à três opções: cirurgia convencional, à laser e robótica: “pesquisei um pouco, então optei por fazer a Cirurgia Robótica, e isso me traz a tranquilidade. Ele como médico e eu pesquisando o equipamento, vi que era o melhor que tinha para mim neste momento”, afirma Alvino.
Sobre realizar uma cirurgia que é feita por um robô, ele esclarece: “me sinto tranquilo, confio 100% na máquina e no médico”.
O paciente ainda agradeceu a dedicação do médico e da equipe que trouxeram informações precisas sobre a cirurgia, além de tranquilizarem ele e a família sobre o procedimento.

Robô Da Vinci SI
O equipamento opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião tenha visão 3D. A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas, que realizam movimentos de 360 graus. Para o paciente, a cirurgia resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de cicatriz cirúrgica menor.
Além dos especialistas, uma equipe de profissionais assistenciais faz o Programa de Cirurgia Robótica acontecer: instrumentadores, técnicos em enfermagem e enfermeiros, anestesistas, além de todos os profissionais de apoio e administrativo, responsáveis por dar o suporte ao cirurgião robótico.

Texto e fotos: Yoana Carmo/Comunicação HSI.

Deixe um comentário